Moradias estudantis femininas da Unicentro tem vagas em aberto

No total, são sete vagas disponibilizadas. Foto: Coorc

As ações de assistência estudantil são desenvolvidas com o intuito de garantir que os acadêmicos tenham condições de permanecer na universidade. Na Unicentro, um dos avanços nessa área, nos últimos anos, foi a implantação da moradia estudantil tanto em Guarapuava quanto em Irati. Nesse início de ano letivo, as estudantes interessadas podem concorrer às vagas disponíveis nas residências das duas cidades. De acordo com o professor Marcos Pelegrina, coordenador do setor de Assistência Estudantil, são duas vagas para alunas matriculadas em cursos ofertados nos campi Cedeteg e Santa Cruz, e outras cinco para Irati. Os critérios de seleção são socioeconômicos. Então, as vagas são destinadas a quem que mais precisar.

As estudantes interessadas, além de comprovar a matrícula num curso na cidade onde pleiteiam a vaga, devem ainda atender alguns pré-requisitos, como ter renda familiar de até que um salário mínimo e meio por pessoa ou incompatível com as despesas relativas ao morar em outra cidade. A moradia significa, para muitas estudantes, a chance de poder estudar e completar o ensino superior. Ela tem um impacto social imenso porque a aluna sai daqui para fazer outros outros projetos sociais, avalia professora Maria Lucia Botti, responsável por acompanhar as moradoras da residência de Guarapuava.

As inscrições para a moradia estudantil terminam no dia 19 de abril. Para concorrer a uma das vagas, as interessadas devem preencher o formulário disponibilizado no edital através do site e protocolá-lo junto com a documentação exigida. A homologação das inscrições e a convocação para entrevista serão divulgadas no dia 26 desse mês. Já o resultado final será publicado em 10 de maio e a ocupação das vagas é imediata.

Fonte: Coorc Unicentro

 

Deixe um comentário

Paranaenses podem concorrer a 80 bolsas de intercâmbio na Espanha pelo programa Top España 2025

Programa leva estudantes para uma imersão na língua e cultura espanhola por três semanas em Salamanca, com todos os custos pagos

 

O Santander abriu as inscrições para o Top España 2025, programa de intercâmbio que levará 80 estudantes brasileiros para um curso de espanhol presencial na renomada Universidade de Salamanca, na Espanha. A experiência proporciona uma imersão de três semanas na língua e cultura espanhola, além de ampliar oportunidades acadêmicas e de networking internacional. As inscrições estarão abertas até 27 de abril de 2025. Os interessados podem se inscrever pela plataforma Santander Open Academy.

O programa é uma das principais inciativas de educação do Banco, que oferece curso de espanhol presencial em Salamanca, cobrindo passagens aéreas, hospedagem, três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), material completo, certificado de conclusão e seguro-viagem/médico. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de realizar um passeio cultural na cidade de Toledo, conhecida pelos monumentos medievais localizados em seu centro histórico.

Ao longo dos seus 15 anos de história, o Santander Top España já levou mais de 1.800 pessoas, entre alunos e docentes brasileiros para realizarem uma imersão cultural em Salamanca. Desde 2018, o Banco registrou mais de 127 mil inscrições para a bolsa internacional. “Esse projeto reforça o compromisso do Santander com a inclusão e a diversidade, proporcionando a estudantes de todo o Brasil a oportunidade de vivenciar uma experiência acadêmica e cultural transformadora na Espanha”, diz Marcio Giannico, senior head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil.

Denice Oprach Bielavski, moradora da região do Sertão de Santana, no Rio Grande do Sul, foi uma das participantes do intercâmbio e avaliou a experiência como um marco em sua vida profissional. “Participar do Santander Top España 2024 foi simplesmente maravilhoso! Nunca imaginei que um dia realizaria o sonho de estudar na Universidade de Salamanca, uma das mais antigas da Europa. Sou muito grata ao Santander por me proporcionar essa vivência incrível, que certamente teve um impacto positivo na minha carreira e abriu muitas portas profissionais”, afirmou.