A secretaria Municipal de Trânsito e Transportes organizou nesta semana atividades para conscientizar os pedestres e condutores de veículos sobre a importância da responsabilidade na utilização das vias e condução dos meios de transporte, como explica o gerente de Trânsito,Tráfego e Transporte de Guarapuava, Adalberto Campos. O tema deste ano do Maio Amarelo é ‘Nós somos o Trânsito’, quer dizer que todos os que estão participando da sociedade fazem parte do trânsito, desde o pedestre, o motociclista, o ciclista, os motoristas de veículos, todos temos a responsabilidade de ter educação e o respeito com aqueles que também fazem parte daquele ambiente.
Na noite da última quarta-feira (16), a Setran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), o 6º Cinetran Guarapuava e demais parceiros realizaram uma blitz em cinco estabelecimentos da cidade. O objetivo da ação foi mostrar aos consumidores que a combinação do álcool e direção não é a melhor escolha, pois causa acidentes graves que, muitas das vezes, levam à morte. Esta foi a segunda ação feita na cidade em alusão à Campanha Maio Amarelo, instituída
desde 2011 pela ONU (Organização das Nações Unidas) em todo o mundo.
Nossa intenção foi mostrar de uma forma mais realista, que os acidentes de trânsito são muito prejudiciais, deixando sequelas e causando mortes. Além dos personagens, levamos o teste de bafômetro para fazer com quem já havia consumido bebida alcoólica e mostramos quais as penalidades caso fossem parados em uma blitz. A ação foi aceita pela população, que agradeceu pelos alertas, afirmou o secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst, acrescentando que, até o final do mês, mais cinco ações serão realizadas pela Setran, objetivando a conscientização dos motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância da educação no trânsito.
Passeio Ciclístico
Neste sábado (19), a partir das 14h30, a Setran (Secretaria de Trânsito e Transportes) realizará o Passeio Ciclístico, também em alusão ao Maio Amarelo. O percurso será de aproximadamente 7km. a concentração será em frente a Prefeitura de Guarapuava e a participação é gratuita. A programação segue até o dia 30 de maio, como explica Campos. No dia 29 acontecerá uma
Blitz Nacional, das 11h às 13h organizada pela Polícia Militar em todo o Brasil e para encerrar, no dia 30 será feita uma Blitz Silenciosa, é um protesto silencioso em um ponto da cidade para que as pessoas tenham uma surpresa, é um evento novo que será utilizado para despertar a consciência da população.