No Dia Internacional da Mulher (8 de março), a secretaria de Políticas para as Mulheres promove o lançamento do programa Mulher Alerta, que tem o objetivo de ampliar o acesso às políticas públicas de combate à violência contra as mulheres. O evento acontecerá na Arena Tancredão, com apresentações culturais, oficinas, feira de artesanato, amistoso de futebol de mulheres (Guarapuava x Chopinzinho), feira de serviços da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, ofertas de vagas de emprego, orientações jurídicas e psicológicas e serviços de bem-estar.
“Queremos nos aproximar das comunidades num intensivo de divulgação dos serviços de enfrentamento à violência doméstica e familiar. Guarapuava tem uma rede bem estruturada com Casa Abrigo, Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), Patrulha Maria da Penha, Delegacia da Mulher e outras instituições, e por isso queremos que toda a comunidade do Boqueirão tenha acesso a esses serviços e saiba onde procurar ajuda para combater a violência contra as mulheres”, destacou a secretária de Políticas para as Mulheres, Priscila Schran. “No dia 8, vamos fazer visita de casa em casa entregando o material do CRAM e realizar 11 oficinas de prevenção à violência no namoro nos colégios estaduais Cesar Stange e Liane Marta da Costa”, acrescentou.
Segundo Priscila, o programa vai começar pelo Boqueirão devido o grande número de boletins de ocorrência de violência contra as mulheres. “Nós fizemos um levantamento de todas as instituições de ensino, de saúde, religiosas, associações de moradores, grupos da melhor idade, pastorais, empresas, escolinhas de futebol, escoteiros, localizadas no Boqueirão, e estamos visitando uma a uma para que possam integrar ao programa”, afirmou. “Durante 3 meses, estaremos no Boqueirão visitando as instituições e as casas para que o bairro todo possa se engajar no combate à violência; e o projeto Maria da Penha nas Escolas (Florescer – Unicentro) vai atuar nas escolas municipais Francisco Contini e Raul Henrique Lupatelli”. Os próximos bairros que vão receber o programa Mulher Alerta são Vila Bela, Morro Alto e Industrial.