Inscrições para o Programa Família Acolhedora encerram nesta sexta (24)

Termina nesta sexta-feira (24) o prazo para inscrições aos interessados em participar do Programa Família Acolhedora. Implantado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social desde 2017 em Guarapuava.

 

O programa capacita pessoas interessadas em receber em suas casas, pelo período máximo de dois anos, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situações de risco. “A proposta é que eles recebam o acolhimento familiar. No programa, as crianças e adolescentes têm amor, carinho e atenção, um cuidado individualizado”, explicou a coordenadora, Regiane Cristina Lopes de Moraes.

 

Os pré-requisitos para se cadastrar no programa são: Ter no mínimo 21 anos, não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção, residir no mínimo há um ano em Guarapuava, não ter antecedentes criminais, renda comprovada, participar do processo de habilitação e das atividades do serviço e parecer psicossocial favorável, expedido pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Não há restrição ao sexo, estado civil e formas de composição familiar.

 

Para se cadastrar é necessário entrar em contato com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que fica na rua Senador Pinheiro Machado, 1075, ou pelo telefone (42) 3623-7995. O programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Guarapuava, Ministério Público e Poder Judiciário.

 

Deixe um comentário

Lançado em Guarapuava programa Mulher Segura

Iniciativa propõe uma série de medidas de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de ações educativas que visam fortalecer o empoderamento

Foi lançado em Guarapuava, na sexta-feira (04), na Câmara de Vereadores, o Programa Mulher Segura, uma iniciativa para a promoção da segurança, empoderamento e apoio integral às mulheres. Idealizado para combater a violência de gênero e promover a igualdade de oportunidades, o programa propõe uma série de medidas de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de ações educativas que visam fortalecer o empoderamento feminino em diversas esferas da sociedade.

O Tenente Coronel da Polícia Militar de Guarapuava, Busnello, ressaltou a importância da disseminação da informação e da atuação coletiva para combater a violência.

“Quando conseguimos disseminar a informação de forma eficaz, com uma legislação firme e uma população proativa, podemos esperar resultados significativos. Hoje, ao atendermos mais ocorrências, notamos que mais mulheres estão se informando, e isso tem um impacto direto: muitas estão deixando de ser vítimas de violência doméstica. A informação chega até elas, e com isso, elas sabem que têm alternativas. Elas sabem que existe um caminho para sair daquela situação de violência”.

Já a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Costa, destacou a importância da união de esforços entre as diversas esferas da sociedade para a implementação do programa.

“Não podemos ignorar a importância dessa fala, e é fundamental que todos se empenhem em multiplicar as informações que recebemos aqui hoje. Todos temos um papel nesse enfrentamento – não só os representantes da Secretaria ou da Polícia Militar, mas cada cidadão. Precisamos unir forças para garantir que a informação chegue onde ela realmente precisa estar. Acreditamos, com a ajuda de Deus, que conseguiremos diminuir esses números alarmantes de violência e, ao menos, ter algum controle sobre essa situação, que está desenfreada, não só em Guarapuava, mas em todo o Brasil”, enalteceu a secretária