Foto: Assessoria
Foi realizada na semana passadapela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Crea (Conselho Regional de Engenharia), a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarapuava. O evento aconteceu no Salão Nobre da Faculdade Campo Real, e teve como principal objetivo discutir sobre o Estatuto de Defesa da Pessoa com Deficiência. “Em Guarapuava, nos últimos anos estamos realizando eventos e ações para discutir os direitos das pessoas com deficiência. Além disto, a administração assegura que em todas as suas obras, a acessibilidade seja realizada, tornando assim, os espaços públicos mais acessíveis. Vamos continuar trabalhando em nossa cidade, lutando juntos por esses direitos”, afirmou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Bona.
Durante a conferência, foi realizada uma apresentação artística com os alunos da APADEVI (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais), e uma palestra sobre o “Estatuto da Pessoa com Deficiência: Utopia ou Realidade?”, ministrada pela Coordenadora da Clínica de Órtese e Prótese da Unicentro, Maria Regiane Trincaus. Além disso, o evento contou com a Eleição e Referendo dos conselheiros não governamentais para o mandato 2017/2019 do COMDDEG (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarapuava). “A conferência teve por finalidade aperfeiçoar, implementar e consolidar a Política Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Temos uma imensa satisfação em saber que em nossa cidade existem muitas pessoas, autoridades, Poder Público e iniciativas que fortalecem esses direitos. Que isso nos motive ainda mais”, enfatizou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guarapuava, Darcy Sell Junior.
Também participaram do evento, secretários e representantes de diversas secretarias municipais; O Vereador Guto Klosowski; a Vereadora Maria José, além de representantes das associações APAE, APADAG E ADFF.