De acordo com um levantamento, feito pela Conexis Brasil Digital e pela consultoria Telecomu Guarapuava ficou em 18º lugar no ranking nacional das cidades mais inteligentes. Curitiba conquistou o pódio, uma vez que é considerada a cidade mais inteligente do País, subindo cinco pontos em relação à análise anterior.
“O ranking das cidades com serviços inteligentes avalia a existência e o grau de utilização de serviços inteligentes nas cidades. A infraestrutura de telecomunicações é a base para a disponibilização desses serviços para a população.
Aqui, o maior beneficiado é o cidadão, com serviços públicos mais eficientes e que facilitam a sua vida”, afirmou o coordenador de Infraestrutura da Conexis, Diogo Della Torres.
A Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, obteve a sexta posição, enquanto Florianópolis, Capital de Santa Catarina, é a 23ª colocada, atrás de Guarapuava, que por causa de investimentos, principalmente voltados à comunicação, conseguiu a 18ª posição no ranking.
Segundo o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, a implantação do sinal 5G foi fundamental para o avanço da cidade no ranking das mais inteligentes do País.
“Esta é uma conquista de todos nós que moramos, trabalhamos e, sobretudo, amamos Guarapuava. Este não é um mérito do prefeito, de um secretário, tampouco de uma empresa, mas sim, uma conquista de todos nós.
É pelo esforço e a capacidade de empreender que que os resultados surgem todos os dias. Em abril deste ano, quando assinamos o Projeto de Lei autorizando a implantação da tecnologia 5G em nossa cidade, abrimos espaço para o desenvolvimento.
Nosso município foi o primeiro do interior do Estado a aderir a esta tecnologia que, com certeza, mudará totalmente a maneira de perceber o mundo à nossa volta. Meu sentimento hoje é de agradecimento em todos os sentidos”, discorreu Celso Góes.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, Sávio Denardi, disse da importância e do significado de a cidade figurar no ranking das mais inteligentes do Brasil. Para ele, quando se faz uma gestão de qualidade, pensando na população e no bem-estar das pessoas, a resposta positiva chega e todos podem comemorar e usufruir dos resultados.
“Como bem ressalta o prefeito, esta é uma conquista de todos nós que vivemos em Guarapuava. Eu me sinto muito feliz e honrado em fazer parte de uma equipe que pensa no coletivo, que olha para frente e vislumbra novos horizontes todos os dias.
Em se tratando deste ranking, eu digo que é extremamente importante sermos reconhecidos por esta avaliação. Isso demonstra todo o trabalho sério feito pelo prefeito Celso Góes e toda a equipe, com destaque para todas as Secretarias. Quanto à Secretaria de Inovação, nossa equipe está muito bem-inserida e articulada com todo o ecossistema e avançando cada vez mais. Guarapuava vive um momento muito bom, onde a parceria entre o poder público e os entes privados, faz com que o município seja reconhecido nacionalmente e até fora das nossas fronteiras”, relatou Sávio.
Assinado durante o 1º SmartCity, em 28 de abril de 2023, o Projeto de Lei 32/2023 que autorizava a implantação da tecnologia 5G em Guarapuava, abriu portas para a entrada de muitas empresas do setor na cidade. A partir do trabalho pioneiro em se tratando de cidades do interior do Estado, diversos projetos, principalmente os voltados para a área da saúde, poderão ser viabilizados em um curto período.