As fortes chuvas que caíram sobre Guarapuava, neste sábado (28), causaram muitos estragos em algumas. Segundo o Simepar, foram mais de 50mm de chuva entre 00h e às 16 hohoras. A prefeitura em resposta a essa situação de emergência, mobilizou equipes de atendimento da Defesa Civil, secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Obras, além de SURG (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) e o Corpo de Bombeiros.
Os bairros e regiões mais afetados pelas chuvas e que receberam atendimento emergencial, até o momento, incluem Industrial, Xarquinho, Conradinho, Concórdia, Vila Carli, Vila Bela e a Colônia Vitória no distrito de Entre Rios. As equipes estão nas ruas e até o momento foram registrados 79 atendimentos.
As famílias estão recebendo atendimento e orientações da Assistência Social que verifica as necessidades mais urgentes de cada caso. A maioria das situações trata-se de alagamentos, onde as pessoas estão sendo encaminhadas para casas de familiares e também para o albergue. Ao todo, 10 pessoas já foram encaminhadas para o abrigo. Não houve nenhuma notificação de pessoas feridas.
Os órgãos e secretarias municipais continuam monitorando a situação e estão preparados para prestar atendimento aos guarapuavanos. A Defesa Civil orienta que a população mantenha precauções adicionais, visto que as condições climáticas podem continuar instáveis nos próximos dias.
Em caso de qualquer ocorrência, os telefones para contatos emergenciais são: 193 (Bombeiros) ou 42 9 9970-9482 (Equipe de Plantão da Defesa Civil Municipal).
*Matéria em atualização, publicada às 17h deste sábado (28)