Guarapuava conquista o 28º Prêmio Expressão de Ecologia

Guarapuava conquistou o 28º Prêmio Expressão de Ecologia, com o projeto Caminho de São Francisco da Esperança, na categoria Turismo e qualidade de vida. A premiação ambiental é a mais importante do Brasil, com o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.

Ao todo, 198 cases ambientais participaram do prêmio, que passou a agregar inscrições do Estado de São Paulo, além dos tradicionais três estados que compõem a Região Sul. Nas quase três décadas de existência, a premiação registrou 3.118 projetos inscritos.

O projeto Caminho de São Francisco como roteiro turístico em Guarapuava foi idealizado pela Secretaria de Turismo para dar suporte aos produtores rurais cadastrados. As propriedades estão abertas à visitação, permitindo o contato direto com a natureza, envolvendo a cultura, meio ambiente, lazer e a gastronomia local com produtos da roça, produzidos de forma orgânica.

A secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, destaca que o prêmio valoriza a atuação da Prefeitura de Guarapuava no desenvolvimento de projetos como o Caminho de São Francisco da Esperança como também as famílias de pequenos produtores que abriram suas portas para receber visitantes.

“Através do associativismo, abriu-se uma excelente oportunidade de geração de renda dentro das propriedades, fomentando o turismo rural”.

A Prefeitura de Guarapuava receberá o Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia durante o Fórum de Gestão Sustentável de 2022. O evento será realizado no dia 27 de maio, em Florianópolis.

Deixe um comentário

Famílias de Guarapuava já podem se inscrever no programa Vida Digna II

Interessados têm até 13 de junho para se inscrever no programa que beneficiará 99 famílias com moradias populares

A Secretaria Municipal de Habitação abriu, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o programa habitacional Vida Digna II, que integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. Ao todo, 99 famílias em situação de vulnerabilidade social serão contempladas com unidades habitacionais. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de junho.

A seleção será realizada em três etapas: cadastro, avaliação e hierarquização das famílias, conforme os critérios estabelecidos em decreto municipal. A iniciativa tem como objetivo garantir o direito à moradia digna e promover a inclusão social por meio do acesso à habitação.

As inscrições podem ser feitas online, pelo site da Prefeitura, ou presencialmente, na Prefeitura (das 8h às 11h) e na sede da Secretaria de Habitação (em horário comercial). Para os atendimentos presenciais, é necessário agendamento prévio.

Segundo o secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, o processo foi organizado para garantir eficiência e conforto no atendimento. “As famílias que realizarem o agendamento prévio estão sendo chamadas pelo nome, conforme o horário marcado. Quem não conseguir agendar, pode ser atendido por meio de senhas, mas o processo pode ser um pouco mais demorado”, explicou.

O atendimento presencial está sendo realizado durante o período da manhã, e na Secretaria de Habitação, localizada na Rua Pedro Alves, nº 104, durante todo o dia. A orientação é que, sempre que possível, os interessados optem pela inscrição online, evitando filas e agilizando o processo.

De acordo com o secretário, quem não conseguir realizar o agendamento prévio será atendido por meio de senhas. A média de atendimento diário para este grupo é de até 30 pessoas por dia, o que pode acarretar tempo de espera maior. Mesmo assim, o atendimento segue acontecendo tanto no Paço quanto na Secretaria de Habitação ao longo do dia.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
  • Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
  • Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
  • Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
  • Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
  • CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovantes de renda familiar;
  • Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril