Guarapuava adere à Campanha do Laço Branco

Foto: Assessoria

A iniciativa fez parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de gênero

Com o objetivo de conscientizar e inserir os homens no combate às situações de violência, principalmente contra a mulher, Guarapuava aderiu à Campanha Nacional do Laço Branco, como parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de gênero.

Na última terça-feira (05), a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, apresentou aos vereadores as ações desenvolvidas no Brasil dentro da campanha do Laço Branco. “A campanha desenvolve estratégias de comunicação e ações políticas voltadas aos homens, com ações comunitárias e distribuição de material alusivo ao Laço Branco”. A secretária também destacou que a crença nos estereótipos de gênero contribui para que a violência continue, por isso é importante incluir os homens nessa causa.

Como parte das ações da Campanha do laço Branco, na última quarta (06), o Patronato Municipal, em parceria com a Secretaria de Políticas Publicas para as Mulheres, realizou uma blitz no Centro da cidade com a divulgação de material informativo sobre a campanha e entrega de laços brancos.

A CAMPANHA LAÇO BRANCO
A campanha do Laço Branco é realizada no dia 06 de dezembro, devido a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá, onde um jovem de 25 anos invadiu uma aula da Escola Politécnica, ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres. Em seguida, cometeu suicídio e deixou uma carta justificando o ato. Ele dizia que não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país e colocou em debate as desigualdades existentes entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. A partir disso, um grupo de homens canadenses se organizou para mostrar que existem homens que repudiam qualquer forma de violência contra as mulheres. O laço branco foi escolhido como símbolo para ampliar a discussão e conscientizar o público masculino no combate às situações de violência.

Deixe um comentário

Agência do Trabalhador oferece oportunidades profissionais e capacitação gratuita para mulheres

Ação, em celebração ao Mês da Mulher, ocorre nesta quarta-feira

Em celebração ao Mês da Mulher, uma iniciativa está sendo promovida pela Agência do Trabalhador de Guarapuava oferecendo oportunidades profissionais e capacitação gratuita para mulheres. A ação conta com a participação da Secretaria da Mulher, Sesi e Senac, e de empresas como CIEE, Superpão, Employer, Guaranile e Lojas Benoit.

A ação ocorre nesta quarta-feira (12), na agência das 08h às 12h e das 13h30 às 16h30. O objetivo é disponibilizar vagas específicas para mulheres, além de oferecer suporte para ingresso ou recolocação no mercado de trabalho. Durante a ação, estarão disponíveis diversas oportunidades de emprego para cargos como vendedor(a), auxiliar, caixa, atendente, repositor(a), entre outras diversas vagas.

Além disso, o CIEE disponibilizará vagas de estágio para estudantes de diversas áreas, incluindo Administração, Direito, Educação Física, Engenharia de Software, Publicidade, Marketing, Psicologia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Técnico em Administração, Técnico em Meio Ambiente, Pedagogia, Química, Medicina Veterinária e oportunidades para alunos do ensino médio.

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Sesi e Senac também estão engajados na ação e ofertarão cursos gratuitos para qualificação profissional, incentivando o desenvolvimento e a autonomia das mulheres no mercado de trabalho.

Para participar, é necessário comparecer à agência com a carteira de trabalho, currículo atualizado e documentos pessoais. Essa é uma excelente oportunidade para mulheres que buscam uma nova colocação ou desejam se qualificar para o mercado de trabalho.