Foto: João Muniz
Sindicatos dos Correios anunciaram greve na noite deste domingo (11). A paralisação está sendo feita em 22 estados e no Distrito Federal , o funcionamento é parcial e afeta os serviços de atendimento e distribuição.
Segundo dados da Federação Nacional de Trabalhadores em Empresas de Correios e Telegrafos e Similares (Fentect) ,a suspensão dos trabalhos acontece nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo (regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santos e Vale do Paraíba), além do Distrito Federal. Os estados do Amazona, Amapá e Sergipe também estão em greve e podem aderir a paralisação.
A greve das agências dos Correios traz reivindicações antigas da categoria dos trabalhadores da instituição como falta de concursos públicos para integrar novos colaboradores e questões relacionadas a plano de saúde. Segundo o secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR), Ezequiel Dutra, o estado do Paraná tem 5,8 mil funcionários e a expectativa da categoria é a de que 70% dos funcionários cruzem os braços em todo o estado.
A nossa reportagem acompanhou nesta manhã de segunda-feira (12) a paralisação dos servidores da agência de Guarapuava-PR.