Festival da Terceira Idade começa nesta sexta

Atenção vovós e vovôs que curtem um agito. Nesta sexta-feira (27), começa mais uma edição do Festival da Melhor Idade, no Vittace Centro de Convenções e Eventos.

A abertura oficial será às 19:00, com apresentações do Circo Teatro sem Lona, de Maringá, além do concurso de dança. O encerramento do primeiro dia será com premiação do concurso e baile da Melhor Idade, com DJ e banda local. Uma agenda extensa, porém, pique não vai faltar para essa turma.

Pensam que acabou? Que nada. No sábado (28), os participantes poderão curtir um passeio turístico por atrações de Guarapuava (o passeio é por adesão). O segundo dia incluirá também o lançamento da Pedra Fundamental do Centro do Idoso, às 15:00, no Parque das Araucárias. No local, haverá diversas atividades como caminhada, ginástica, alongamento e dança.

No Shopping Cidades dos Lagos, às 16:30, terá apresentação de dança dos grupos participantes do Festival. A programação seguirá até à noite, às 20:00, no Vittace Centro de Convenções e Eventos, com nova apresentação do Circo Teatro Sem Lona, desfile e coroação do Rei e Rainha Municipal e Rei e Rainha do Festival da Melhor Idade, além do show com Os Serranos.

Segundo a organização, para este ano, a expectativa é de que cinco mil pessoas participem, durante os dois dias, reunindo oito municípios da região, incluindo grupos de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Os interessados em participar podem retirar o convite na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

A realização do evento é da Prefeitura de Guarapuava, por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Turismo. Mais informações pelo telefone (42) 3623-7995.

Deixe um comentário

Bons hábitos alimentares na escola ajudam a evitar a obesidade na vida adulta

Uma alimentação equilibrada desde a infância melhora o aprendizado, a saúde e reduz os riscos de doenças no futuro

A alimentação saudável dentro da escola vai muito além da escolha do lanche. Criar um ambiente que favoreça hábitos nutritivos pode impactar diretamente o futuro dos estudantes e ajudar a reverter um cenário preocupante. Segundo o Ministério da Saúde, crianças com obesidade têm 75% de chance de se tornarem adolescentes obesos, e um adolescente com obesidade tem 89% de chance de chegar à vida adulta com a mesma condição.

Para a nutricionista da Escola Atuação, Manoela Richardz Nunes, uma alimentação rica em vitaminas e minerais melhora não apenas a saúde física, mas também o desempenho e o bem-estar dos estudantes.

“Alimentos nutritivos, como frutas, verduras, legumes e pães enriquecidos, fornecem mais energia, melhoram a concentração e aumentam a capacidade de aprendizado. Por outro lado, uma alimentação pobre nesses nutrientes pode causar cansaço, falta de foco e até problemas comportamentais”, explicou.

Além de oferecer um cardápio equilibrado, a escola tem papel fundamental em tornar as escolhas saudáveis mais atraentes. “Apresentar os alimentos de diferentes formas, envolver os estudantes no preparo das refeições e criar momentos especiais com alimentos nutritivos são estratégias que despertam mais interesse e aceitação”, afirmou Manoela.

No entanto, o impacto da nutrição não se limita ao ambiente escolar. De acordo com a nutricionista, para que as mudanças sejam duradouras, a participação da família é essencial. “A escola e os pais precisam caminhar juntos na educação nutricional. Quando os bons hábitos são reforçados também em casa, os estudantes se sentem mais motivados a fazer escolhas saudáveis no dia a dia”.