Famílias receberão capacitação para acolher crianças e adolescentes em Guarapuava

Essa é a primeira fase do Programa Familia Acolhedora, implantado no município no inicio desse ano

O programa Família Acolhedora cadastra e capacita famílias para receberem em suas casas, por período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social. Guarapuava hoje possui cerca de 90 crianças e adolescentes nas casas lares da Fundação Proteger.  Para que elas possam viver em um ambiente familiar e acolhedor é que o programa nasceu. Lançado no início deste ano, o Família Acolhedora já cadastrou várias famílias em Guarapuava e no dia 19 de agosto será realizada a capacitação para os interessados em participar. Até esta data ainda receberemos inscrições de pessoas que querem participar desta iniciativa que é tão significativa para as crianças e adolescentes e também para as famílias, comentou a Coordenadora do Família Acolhedora, Lidiane Andrade.

Os interessados em se inscrever no Família Acolhedora devem entrar em contato com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para realizar o cadastro. Para participar, é preciso ter no mínimo 21 anos, sem restrição de sexo e estado civil, não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção, residir no mínimo há um ano em Guarapuava, participar do processo de habilitação e das atividades do serviço e parecer psicossocial favorável, expedido pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. A seleção das famílias inscritas é feita através do estudo e análise de documentação. As famílias selecionadas assinam um termo de adesão que será homologado pelo Juízo da Vara da Infância e Juventude. ?

 

Da Redação, com Assessoria.

Deixe um comentário

Lançado em Guarapuava programa Mulher Segura

Iniciativa propõe uma série de medidas de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de ações educativas que visam fortalecer o empoderamento

Foi lançado em Guarapuava, na sexta-feira (04), na Câmara de Vereadores, o Programa Mulher Segura, uma iniciativa para a promoção da segurança, empoderamento e apoio integral às mulheres. Idealizado para combater a violência de gênero e promover a igualdade de oportunidades, o programa propõe uma série de medidas de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de ações educativas que visam fortalecer o empoderamento feminino em diversas esferas da sociedade.

O Tenente Coronel da Polícia Militar de Guarapuava, Busnello, ressaltou a importância da disseminação da informação e da atuação coletiva para combater a violência.

“Quando conseguimos disseminar a informação de forma eficaz, com uma legislação firme e uma população proativa, podemos esperar resultados significativos. Hoje, ao atendermos mais ocorrências, notamos que mais mulheres estão se informando, e isso tem um impacto direto: muitas estão deixando de ser vítimas de violência doméstica. A informação chega até elas, e com isso, elas sabem que têm alternativas. Elas sabem que existe um caminho para sair daquela situação de violência”.

Já a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Costa, destacou a importância da união de esforços entre as diversas esferas da sociedade para a implementação do programa.

“Não podemos ignorar a importância dessa fala, e é fundamental que todos se empenhem em multiplicar as informações que recebemos aqui hoje. Todos temos um papel nesse enfrentamento – não só os representantes da Secretaria ou da Polícia Militar, mas cada cidadão. Precisamos unir forças para garantir que a informação chegue onde ela realmente precisa estar. Acreditamos, com a ajuda de Deus, que conseguiremos diminuir esses números alarmantes de violência e, ao menos, ter algum controle sobre essa situação, que está desenfreada, não só em Guarapuava, mas em todo o Brasil”, enalteceu a secretária