A capa da edição desta terça, 14 de agosto de 2018 (Diagramação: Juliano Mateus de Oliveira)
Por Jonas Laskouski
Você deve ter lido aqui mesmo em nosso site, nessa segunda (13), sobre a infeliz colocação do termo “masculinidade” como critério de avaliação psicológica para o concurso de cadetes da PMPR. O país todo falou sobre a polêmica e a capa da edição nº 373 desta terça, 14 de agosto, também destaca o assunto, que esbarra numa questão de interpretação.
“UMA QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO
Quem lê a chamada da matéria de capa desta edição do jornal Extra Guarapuava e a interpreta de maneira errada, pode afirmar, equivocadamente, que o editor está colocando em xeque a masculinidade da Polícia Militar do Paraná, sem se dar conta que o efetivo é composto também por mulheres. O cargo máximo da PMPR, inclusive, está nas mãos de uma mulher, a comandante Audilene Rosa de Paula Dias Rocha. A primeira, em 164 anos de corporação.
Quem se atenta e presta atenção, percebe que a palavra masculinidade está entre aspas, referindo-se a um dos 72 critérios da avaliação psicológica exigida para o processo seletivo que vai selecionar 16 novos cadetes que irão fazer parte da Polícia Militar do Paraná. Sendo assim, o que está em xeque é o termo masculinidade e não a masculinidade. E foi justamente esse termo que causou polêmica nas redes sociais nessa segunda-feira (13) e virou notícia no país inteiro.
A Polícia Militar do Estado do Paraná, em nota, informou que a polêmica surge a partir de uma interpretação equivocada (leia mais na página 3). Isso porque, conforme a PM a característica está descrita nos manuais de Psicologia. Um comentário na postagem dessa notícia na página do Extra no Facebook sugeriu o seguinte: Interpretação equivocada não. Redação equivocada, certamente.
O que podemos afirmar, sem sermos mal-interpretados, é que hoje em dia, devemos ter muito cuidado com o que postamos, escrevemos ou sugerimos. Qualquer vírgula mal colocada em um texto, seja ele de que natureza for, pode dar margem para polêmicas. Bolsonaro que o diga…”
EM TEMPO
Na noite de ontem mesmo (segunda, 13), a PMPR excluiu o termo do edital e já, já você lê a respeito aqui mesmo no site do Extra.
E claro, deguste nossa edição impressa que traz também os pontos positivos da Expogua, notícias da administração municipal, Eleições 2018 e as meninas do Guarapuava/Escola Santa Teresinha que estão bombando nas competições estaduais e conquistando títulos para o município.
Boa leitura!