Estudantes da Unicentro participam da 4ª Jornada Educatech
A iniciativa é organizada pelas instituições de ensino superior de Guarapuava, em parceria com a Secretaria de Educação e o Núcleo Regional de Educação
A Universidade Estadual do Centro-Oeste está participando da 4ª edição da Jornada Educatech, evento que reúne diversas instituições em atividades e mostras de projetos científicos no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. A iniciativa é organizada pelas instituições de ensino superior de Guarapuava, em parceria com a Secretaria de Educação e com o Núcleo Regional de Educação. A Unicentro, além de participar como comissão científica, também marcou presença nos estandes, com 15 cursos da instituição. Durante os dois dias de evento, 29 e 30 de outubro, aproximadamente 10 mil visitantes devem passar pelo local.
“A nossa Jornada Educatech iniciou como uma forma de trazer os alunos da Educação Básica com projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação para serem apresentados um único local. Temos essa função de ligar todo esse ecossistema de inovação trabalhando desde essas criancinhas de cinco/seis anos que estão vindo aqui até o futuro, na formação profissional na universidade”, disse o professor Ricardo Miyahara.
Engenharia de Alimentos é um dos cursos presentes na Jornada.
“Trouxemos alguns jogos que são parte do nosso curso. Temos bastante cálculo e trouxemos várias cartinhas, com várias perguntas. Entre essas perguntas as pessoas vão supor respostas e quando acharem que foi a resposta correta, dá um tapinha. Por isso tem a mãozinha de plástico como pegador”, explica a acadêmica Vitória Ribeiro Camargo.
Nesta edição, foram mais de duzentos trabalhos submetidos. Desses, 100 foram selecionados e avaliados por uma comissão. “A avaliação é em duas etapas. Primeiro, os alunos fizeram um trabalho escrito. Os 100 trabalhos classificados são avaliados quanto à apresentação e quanto à inovação, que é o que a gente quer ver no projeto deles. Uma média final vai dar os ganhadores. São premiados três ganhadores na parte de Pensamento Computacional e três ganhadores na parte da Automação e Robótica e Novos Produtos e, também, os três melhores projetos em geral”, explica Carlos Eduardo Iatskiu, da comissão avaliadora.
A Jornada Educatech também contou com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. O secretário Aldo Bona destaca que o evento impulsiona a educação voltada ao empreendedorismo e à inovação.
“Um evento que celebra tudo isso, que traz o que já vem acontecendo no município, no estado, com iniciativas a este respeito. É um evento que inspira outras experiências e inspira os estudantes a se entusiasmar com o processo de formação de educação e, sem dúvida nenhuma, pode contribuir para formar novos talentos, o que é fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo”, disse o secretário.
Para a Unicentro, reunir educação básica e superior em um mesmo evento fortalece as ações voltadas à ciência e tecnologia com foco na inovação.
“Eventos como esse mostram que é importante a universidade, uma universidade pública, como a Universidade Estadual do Centro-Oeste, estar presente para também mostrar que nós também temos essa inovação na veia e que nós temos a vontade de fazer melhor”, destaca o vice-reitor, Ademir Fanfa Ribas.
“Estamos fazendo esse link com a educação básica onde nós mostramos o que é o ensino superior para o estudante da educação básica, a importância da Inovação, o quanto a inovação transforma uma sociedade, desenvolve um país. Também, o papel é engajar o estudante para que ele seja um ser inovador, um ser transformador da sociedade”, enfatiza o reitor, Fábio Hernandes.