Estudante cria aplicativo que auxilia mulheres em situação de perigo

Durante seu Trabalho de Conclusão de Curso na UniGuairacá Centro Universitário, Raqueli Gomes Gonçalves desenvolveu um aplicativo que auxilia mulheres em situação de perigo. O ‘Fridas’ funciona como um ‘botão do pânico’. Ao ser acionado, é enviado uma mensagem de urgência via SMS a uma lista de contatos pré-cadastrados, com a localização do dispositivo.

De acordo com a aluna, em tempos cada vez mais perigosos, principalmente para o público feminino, a tecnologia tem sido muito benéfica. “Infelizmente é necessário que as mulheres possuam uma ferramenta que ajude na proteção e graças à tecnologia isso é possível. O aplicativo foi pensado de modo que diminua os riscos para elas”, explicou Raqueli.

O aplicativo foi desenvolvido para conclusão do curso de Especialização em Desenvolvimento de Aplicações Web Mobile na instituição. Para Raqueli, foi um trabalho enriquecedor. “Foi extremamente satisfatório. Quando tive essa ideia pude utilizar da tecnologia para ajudar em um problema social. Me sinto bastante realizada podendo contribuir com a sociedade de alguma maneira”, comentou aluna.

O trabalho teve orientação do desenvolvedor Lucas Kulik Chropacz. “Fico muito feliz por ter orientado a Raqueli nesse projeto. Ela utilizou o Flutter, que é uma tecnologia do Google que vem crescendo muito nos últimos anos. É uma tecnologia promissora que vem ganhando espaço, principalmente no desenvolvimento de aplicações mobile multiplataforma. A sensação é de dever cumprido e de orgulho por ter feito parte disso”, disse Lucas.

O aplicativo ‘Fridas’ logo estará disponível para download.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).