Estar Digital: funcionários da Setran orientam motoristas sobre aplicativo

Desde junho, de 2020, o Estacionamento Regulamentado (EstaR), em Guarapuava, conta com a versão digital para receber do usuário. Segundo a secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), de posse do aplicativo, a pessoa ativará a vaga em qualquer tempo, só pagará pelo horário que utilizar e poderá manter uma carga de créditos de acordo com sua vontade.

Todos os serviços do EstaR estão disponíveis em qualquer celular e funcionão da seguinte maneira:

– Quando o usuário chegar ao local desejado, deverá acionar no aplicativo que está naquela vaga;

– A primeira meia hora é paga e, depois disso, a cobrança é feita de 15 em 15 minutos. Dessa forma, se o usuário ficar menos de uma hora, o aplicativo devolverá o valor não utilizado para ser usado na próxima vez que estacionar;

– Quando estacionar, é preciso ativar no aplicativo e quando sair, é preciso encerrar a utilização. O EstaR Digital avisa que o tempo de permanência na vaga está acabando ou que é preciso colocar mais crédito para continuar usando.

Segundo a Setran, é possível comprar créditos pelo cartão de crédito no aplicativo ou com os agentes do EstaR nas ruas da cidade, que também aceitam em dinheiro. Se o pagamento for em dinheiro ou cartão de débito, orienta a secretaria, as recargas podem ser feitas nos postos de venda do EstaR na rua XV de Novembro, ao lado do Café da XV, em frente ao Shopping Maria Antônia, e na Setran, que fica anexa à rodoviária.

De acordo com o secretário da Trânsito e Transportes, Adalberto Campos, a atuação é para facilitar o processo de compra de crédito, regularização de multas e localização de vagas. “Agilizamos o trabalho dos agentes, que registram e acompanham toda a movimentação pelo sistema, dando mais fluidez ao tráfego e contribuindo para a organização na região central da cidade”, disse Adalberto.

Ainda de acordo com o secretário, toda a equipe passou por um treinamento prático do uso da ferramenta digital e está à disposição dos motoristas para orientações do serviço nesse processo de adaptação com o sistema online. “Hoje em dia está mais fácil pela questão da tecnologia, por causa do aplicativo. Então, facilitou bastante pra mim, como para as outras meninas”, comentou a Agente de Estacionamento Jessica Rodrigues.

Como explicou Jessica, geralmente são os mais velhos que encontram dificuldades na hora de utilizar o aplicativo, mas como são, devidamente, treinadas sempre orientam quem precisa. “Todos os dias a gente encontra pessoas com dificuldades para usar o aplicativo. A grande maioria dos problemas é com as pessoas mais idosas. Mas como o aplicativo é fácil de lidar de mexer, o povo vai se adaptando, e a gente orientando”, finalizou.

Vale lembrar que, para quem prefere, o bloco de papel do EstaR continuará valendo normalmente, sem prazo, por enquanto, para sua finalização, conforme explicou a Setran

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