Entre Rios: inscrições para Técnico Cervejeiro estão abertas
Curso foi criado para atender à demanda do mercado cervejeiro no Brasil, que está em plena expansão, proporcionando a experiência de estudar na capital nacional da cevada e conhecer toda a cadeia produtiva da cerveja Conhecer o caminho que a cerveja percorre do campo ao copo é o desejo de muitos profissionais do mercado cervejeiro e interessados em ingressar na área.
Para isso, nada melhor do que ter uma experiência na capital brasileira da cevada: o Distrito de Entre Rios, localizado a 18 km de Guarapuava, no Paraná.
O setor de cervejas está em constante crescimento no Brasil. Segundo o Anuário da Cerveja 2019, divulgado recentemente pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o número de cervejarias registradas em território nacional cresceu mais de 30% no ano passado. Com o objetivo de atender à demanda do mercado por profissionais capacitados, a Cooperativa Agrária Agroindustrial e o Colégio Imperatriz Dona Leopoldina lançaram o Curso Técnico em Cervejaria. As inscrições para o processo de seleção já estão abertas no site da instituição de ensino (colegioimperatriz.net.br) e vão até o dia 31 de outubro. Os requisitos mínimos para participação são ter 18 anos e Ensino Médio concluído.
A classificação será realizada em duas etapas. A primeira é um teste teórico, que acontecerá online, no dia 10 de novembro. Posteriormente, os candidatos serão entrevistados pela coordenação do curso, também através da internet. As notas das duas avaliações serão utilizadas para definir os 25 alunos que iniciarão as aulas em fevereiro de 2021.
O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC (Ministério da Educação) exige que essa modalidade de formação tenha no mínimo 1.200 horas de atividades. No caso do curso Técnico em Cervejaria oferecido pela Agrária e pelo Colégio Imperatriz, os estudantes terão 1.374 horas de formação divididas entre aulas, estágios e eventos técnicos. O curso tem duração de um ano e é em período integral.
De acordo com a coordenadora dos Cursos Técnicos do Colégio Imperatriz, Deise Maria Feltrin, a ideia de ofertar o curso em apenas um ano letivo vem ao encontro de uma necessidade do seu público-alvo. "Entendemos que os interessados farão um investimento financeiro e também de tempo. Por isso, a proposta é a de que o aluno termine sua formação em um espaço de tempo mais breve, para que possa retornar ou ingressar no mercado de trabalho" explica. Além do período de duração, a Agrária e o Imperatriz preocuparam-se em proporcionar outras facilidades aos estudantes.
De segunda a sexta-feira, eles poderão almoçar no refeitório da Cooperativa. Como as instalações onde ocorrerão as aulas ficam distantes do centro de Guarapuava, os alunos receberão auxílio-transporte para se deslocarem até Entre Rios. E quem optar por residir no distrito poderá candidatar-se a uma vaga em um dos imóveis da Cooperativa, que terão parte dos valores de locação subsidiados.