Entranha: nome parece estranho, mas, o corte é muito saboroso
Estreando sua coluna, aqui no jornal Extra, a chef Lorena Lacava vai falar sobre o universo das carnes. Do pasto a sua mesa, aqui você vai ficar sabendo de tudo de uma das delícias mais consumida no mundo ocidental. Confira.
A Entranha ou skirt é um corte não muito conhecido no Brasil, já no Uruguai e Argentina é mais apreciado e chamado de “saboroza”. Corresponde anatomicamente ao diafragma e está localizado na parte interna da costela.
Não é um corte fácil de se encontrar, pois saem apenas duas peças de entranha por carcaça. Tem fibras musculares longas, e assim como o vazio (fraldão) sua consistência apresenta-se um levemente firme, porém extremamente suculenta.
O tempero indicado é somente sal médio parrillero, pois a utilização de outros temperos “roubariam” o sabor peculiar desse corte.
Minha preferência de preparo para este corte é a parrilla ou grelha. Costumo enrolar a entranha e depois salgá-la. Começo grelhando de um lado, depois o outro, assim que estiverem dourados os dois lados, desenrolo o corte sobre a grelha para assar uniformemente, mantenho a carne mais suculenta ainda.
Sobre a Colunista – Lorena Lacava é gaúcha, nascida em Santana do Livramento, filha de pai brasileiro e mãe uruguaia. Criada no interior, sempre perto do fogo, o costume do “asado” faz parte de sua essência e raízes.
Médica Veterinária, formada e pós-graduada pela Universidade Federal de Pelotas, foi professora universitária e de cursos técnicos, além de chef e idealizadora do Churras das Gurias, trabalha como consultora de saúde animal em confinamentos na região de Guarapuava-PR.
Siga no Instagram: @lorena_lacava e @churrasdasgurias