Energisa indica cuidados com as instalações elétricas durante período de frio

Uma frente fria chegou às cidades atendidas pela Energisa e deixará o tempo instável e com condições para chuva moderada a localmente intensa nos próximos dias. Com essa queda brusca de temperatura, é importante ficar atento aos equipamentos ligados a luz.

O destaque vai para os períodos da manhã e tarde, em Guarapuava. As rajadas de vento são esperadas com valores de aproximadamente 40 a 50 km/hem todas as regionais, conforme a consultora para o clima da Energisa, Ana Paula Paes.

Nesta sexta-feira (09), na parte da noite, as chuvas devem atingir as regiões de Catanduva, Bragança Paulista e Extrema (MG). Os municípios também podem ter ventos mais intensos.

“As temperaturas estarão elevadas antes da passagem da frente fria e após a passagem desse sistema uma massa de ar frio deve influenciar o tempo na região. Em Guarapuava a mínima pode chegar a 0°C no sábado (10)”, destacou Ana Paula.

Prevenção

Segundo o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Rodrigo Pontes Garcia, a falta de manutenção ou cuidado com equipamentos e redes, aumenta a incidência de incêndios causados por falhas elétricas em dia de forte inversão climática.

“Para dar um exemplo, é aquele fio fino demais para receber uma forte carga demandada pelo chuveiro trabalhando muito quente. Ou uma extensão que não é própria para ser plugada a um secador de cabelo. Nestas condições, há chance maior de um superaquecimento, podendo ocasionar um incêndio e aumento na conta de energia”, explicou o coordenador.

Confira mais dica para prevenir problemas com redes de energia no frio:

  • Percebeu algum cheiro diferente, fumaça ou barulho estranho em equipamentos elétricos, desligue-os imediatamente. O mesmo vale para aparelhos ou tomadas que estão superaquecendo.
  • As indicações dos fabricantes precisam serem levadas a sério. Leia o manual ou entre em contato com o fabricante. O mau uso pode gerar acidentes.
  • Certifique-se de que sua casa suporta a corrente elétrica dos equipamentos, principalmente os que puxam mais carga.

Caso precise falar com a Energisa, a população pode entrar em contato pelos canais de atendimento:

Deixe um comentário