Empresários organizam ato de conscientização sobre as medidas de prevenção ao coronavírus

Em uma ação de combate a covid-19, empresários organizarão – com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarapuava (CDL) e Sindicato Patronal do Comércio de Guarapuava – um ato de conscientização sobre as medidas preventivas. Evento será nesta quarta-feira (15) no calçadão, em frente ao banco Santander, entre as 11h e 12h.

Segundo a Acig, durante o período de uma hora, cerca de dez empresários distribuirão máscaras de tecido gratuitas para as pessoas que precisam. Ademais, através de um carro de som, a organização alertará comerciantes, colaboradores e clientes sobre a importância de seguir as medidas de prevenção para impedir a propagação do Coronavírus em Guarapuava. 

De acordo com o empresário Emerson Theodorovicz, um os organizadores do evento, a classe empresarial precisa se unir nesse momento, e mostrar que está atenta aos decretos publicados pela Prefeitura Municipal. “É nosso papel contribuir com a conscientização dos empresários, colaboradores e consumidores de que as medidas de prevenção são fundamentais para que possamos garantir a saúde dos guarapuavanos. Quanto mais nos empenharmos nessa luta contra o Covid-19, mais rápido voltaremos à normalidade das atividades”, disse Emerson. 

Medidas de Prevenção Desde o último dia 8 de abril, o uso de máscaras passou a ser obrigatório em Guarapuava nas seguintes situações: 1) para embarque no transporte público coletivo e acesso ao terminal; 2) para uso de táxi ou transporte compartilhado de passageiros; 3) para acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais (supermercados, mercados, farmácias, entre outros); 4) para acesso aos estabelecimentos comerciais; 5) para o desempenho das atividades em repartições públicas e privadas.

As medidas de prevenção que devem ser seguidas pelas empresas estão descritas no Decreto Municipal nº 7842. Entre as principais obrigações constam:

1) Fornecer máscaras e álcool em gel ou álcool 70% para todos os funcionários;

2) Disponibilizar álcool em gel ou álcool 70% para todos os clientes ao acessarem as lojas e os guichês/caixas; 

3) Controlar a lotação;

4) Manter a higienização interna e externa dos estabelecimentos com limpeza permanente;

5) Adotar, sempre que possível, práticas de vendas por agendamento e/ou aplicativos para entregas a domicílio (delivery).

Deixe um comentário

Energisa intensifica inspeções para identificar desvio de energia em Guarapuava

Nesse ano, em 69 inspeções realizadas, a concessionária de energia confirmou mais de 4 mil kWh de energia desviada

A Energisa Sul-Sudeste intensificou as ações com o intuito de identificar desvios de energia elétrica por meio de práticas criminosas como ligações clandestinas e fraudes em medidores de energia. Nesse ano, segundo informações, em 69 inspeções realizadas em Guarapuava, a concessionária de energia confirmou mais de 4 mil kWh de energia desviada.
De acordo com o coordenador de Leitura e Combate a Perdas de Energia, Sidney Aparecido Lucio de Souza, periodicamente a Energisa monitora o comportamento de consumo de energia elétrica dos clientes. Além de profissionais especializados, a área tem o aporte de um sistema de inteligência artificial e, diante de casos suspeitos, são realizadas inspeções in loco para confirmar se são fraudes, furtos de energia ou algum problema técnico no sistema de medição do cliente.
“O que nos preocupa é que mesmo sendo uma prática criminosa, muitas pessoas se arriscam e colocam em perigo a própria vida, fazendo intervenções irregulares na rede elétrica. Por isso, nossa atuação visa combater o crime e garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica para a comunidade”, reforçou.
Uma vez que o furto e a fraude de energia são crimes previstos no Código Penal, ao confirmar a irregularidade no local, as equipes da Energisa acionam a Polícia Civil para lavrar um boletim de ocorrência. Dessa forma, além de arcar com os prejuízos financeiros pelo desvio da energia, o responsável pelo imóvel responde criminalmente e o fornecimento de energia é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada.
Números – Nos últimos três meses as equipes da Energisa estiveram em imóveis residenciais, comerciais, industriais nas áreas urbanas e rurais da cidade. As inspeções confirmaram 4.400 kWh desviados. “Um prejuízo muito grande para toda a comunidade já que, conforme a legislação vigente em todo o país, os custos da energia furtada acabam sendo divididos na tarifa de todos os clientes, impactando diretamente quem paga as suas contas em dia”, acrescentou Sidney.
Por isso, a Energisa reforça a importância de a comunidade denunciar situações suspeitas de furto de energia. “A denúncia pode ser feita pelo telefone 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site energisa.com.br. A identidade do denunciante é mantida em total anonimato”, garantiu.