A capa da edição nº 372 (Diagramação: Juliano Mateus de Oliveira)
Por Jonas Laskouski
Na última quarta-feira, a Campo Real fez um evento em seu Salão Nobre para anunciar as novas conquistas da instituição, que vem crescendo de uma maneira impressionante. E é essa evolução que estampa nossa capa, a matéria da página 3 e também é assunto para o editorial, que você lê agora.
“A EDUCAÇÃO QUE CONQUISTA UMA CIDADE
As conquistas da universidade e faculdades da nossa Guarapuava devem ser motivo de orgulho para todos que vivem aqui. Até mesmo para quem nunca passou perto de alguma dessas instituições. Muito, do dinheiro que circula na cidade – e por mais econômicos que sejam os acadêmicos, principalmente os que estão passando a temporada de curso – vem dessa turma (ou de seus pais). Mas vem através deles. Aluguel, alimentação, transporte, festas. Sim, festas. Ô raça pra ferver, hein! Ah, e os benditos xerox (no plural mesmo, porque são milhões ao longo dos anos). Quem lembrou foi o diagramador, que é acadêmico, rs. Opa, voltemos às conquistas que o assunto é sério. E dá gosto de escrever.
E são tantas (as conquistas), que também dá vontade de voltar lá atrás quando a Unicentro era FAFIG, só para lembrar da criação da universidade em 1990, mas que só foi reconhecida oficialmente em 97. Dá vontade de voltar no emblemático ano 2000, quando surgiu a Faculdade de Direito Campo Real. Desde lá, o crescimento dessa instituição impressiona. Houve um momento de tristeza, E justamente com o fechamento do curso de Jornalismo em 2005. Opa, editor. De novo? Estamos falando de conquistas, ora. Isso, conquistas!
É justamente sobre isso que você vai ler na página 3: as últimas façanhas da Campo Real, que agora ganha novo status. Deixa de ser Faculdade e se torna Centro Universitário. Mas tem diferença? Ô se tem, e no texto você se inteira sobre o assunto. Mais conquistas dessa instituição que está alcançando a maioridade neste ano (18 anos!) mas já age como gente grande desde pequena? Mais dois novos cursos, fresquinhos, prontos para serem degustados.
Que as conquistas desses templos de ensino e conhecimento – e o esforço de toda essa comunidade acadêmica – continuem se somando ao desenvolvimento de Guarapuava, ano após ano. Queremos vê-las gigantes, imortais. Queremos ver a cidade crescer ainda mais em torno de vocês. Vocês são parte fundamental da história dessa cidade. E nós, guarapuavanos, somos gratos. Obrigado!”
MAIS DESTAQUES
Também na edição desta sexta-feira (10), você lê uma entrevista com o incansável Dr. Rosinha (PT), que novamente vai disputar o governo do Estado. As últimas do caso Tatiane Spitzner? Você já viu aqui no site, mas a edição impressa traz Manvailer oficialmente réu, já que a Justiça aceitou a denúncia do MP-PR. Além disso, têm informações sobre a reforma do aeroporto que está quase pronta – o prefeito participou de reunião da Azul. Tem também a história do motorista da Pérola que saiu da rota para ajudar uma criança que passava mal dentro do ônibus, Banda Municipal no Terminal da Fonte, musical no Teatro, reta final da Expogua e ‘otras cositas mas’…
Não deixe de ler, e boa sexta-feira!