De Guarapuava para o Brasil: Robertinho Küster (Foto: Reprodução/Instagram)
Por Jonas Laskouski
Quem assistiu e conhece o guarapuavano, deve ter praticamente infartado! A audição às cegas do The Voice Brasil desta quinta-feira (26) recebeu o cantor, compositor e músico Roberto Küster, o Robertinho. Cantando um hit do britânico Ed Sheeran, a apresentação de Robertinho surpreendeu. Em mais de um sentido.
Primeiro, a surpresa. Porque o de The Voice Brasil é o maior reality show da TV aberta brasileira, uma oportunidade única para impressionar e mostrar o seu melhor para todo o país. E ver um guarapuavano tentando sua chance, não tem preço.
Segundo, porque Robertinho tem uma força musical tremenda e sua apresentação não foi das melhores. Desculpa, mas não foi. Quem já viu ele tocando nos palcos de Guarapuava, sabe que não foi. Ele deve saber que não foi. “Shape of You” não foi a melhor escolha dentro de um repertório possível para mostrar o que Robertinho Küster sabe fazer muitíssimo bem: cantar. A canção que estourou no mundo inteiro, ficando semanas e semanas nas listas das mais tocadas é mecânica demais, e dificulta o performer de passar um dos ingredientes mais necessários nessa primeira fase da competição: a emoção.
Terceiro: a virada do jurado Carlinhos Brown no último segundo, que apostou no talento do guarapuavano. (Eu soltei um berro aqui em casa!). E talento sobra em Robertinho Küster. E ali ele só pôde mostrar apenas um dos inúmeros que carrega. Além de cantar, Robertinho compõe e também toca. Não à toa, recentemente ele esteve na Itália gravando canções para um álbum próprio, com músicas compostas, na sua maioria, por ele. Depois dessa passagem pela Europa, ele foi para os Estados Unidos, mais praticamente em Nashville, uma das mecas da música americana. Lá, num estúdio por onde já passaram Taylor Swift, Shakira, Kelly Clarkson e Adele, por exemplo, as músicas foram mixadas e remasterizadas.
Ufa! O que importa, agora, é que Robertinho Küster passou de fase e vai poder mostrar ao público todos esses talentos, tocando e apresentando canções autorais, quem sabe. É o que quem conhece dele espera. E para quem não conhece, a dica é acompanhar. O cara é bom! Na conta do Instagram do guarapuavano tem vários vídeos e você pode acompanhar seguindo o @roberto_kuster.
Trabalhando em outro veículo de comunicação, tive a oportunidade de entrevistá-lo por duas vezes. Posso falar com propriedade sobre o carisma, sobre seu cantar, sobre a maneira como ele toca o coração de quem o escuta quando canta, por exemplo, baladinhas tristes, daquelas que enchem os olhos de lágrimas. E digo, porque, música é algo que me emociona. E Robertinho já me emocionou com suas apresentações, porque ali, além do talento incondicional, eu sabia que tinha um guarapuavano que iria longe. E ele está indo.
Mas a estrada, apesar de apresentar boas condições, merece atenção e todo cuidado. Tem muita gente no mesmo caminho, buscando os mesmos objetivos. Todos seguindo para o mesmo destino. Quem conhece e admira Robertinho, sabe que ele pode fazer melhor. Emocionar mais. Soltar o coração e confiar nos seus sentimentos e na sua capacidade.
Sem dúvida, estaremos torcendo. Já na expectativa para sua próxima apresentação. Bos sorte, menino! Estamos contigo, 🙂
(Fotos: Reprodução)