Dra. Tulipa realiza ação de promoção à saúde bucal

A odontopediatra Cinthia Maria Baggio de Luca da Cunha, autora dos livros infantis ‘A janelinha de Guto’ e ‘O reino encantado das chupetas’, esteve no Colégio Marista, em Ponta Grossa, na sexta-feira, dia 24 de maio, para uma tarde cheia de atividades. Ao lado da sua personagem, a carismática Dra. Tulipa, a odontopediatra levou música, diversão e informação aos pequenos do 2º ano e completou a programação com uma sessão de autógrafos.

            A ação teve início às 14 horas e envolveu os cerca de 85 estudantes das três turmas do 2º ano da escola. Dra. Cinthia e Dra. Tulipa envolveram as crianças em aproximadamente 2 horas de atividades lúdicas e informativas. Como o livro ‘A janelinha de Guto é material obrigatório na escola, as crianças já vem trabalhando as informações que constam nele há algum tempo. Então, foi uma experiência muito rica e elas estavam ansiosas esperando a visita, inclusive porque já conheciam a Dra. Tulipa, conta Dra. Cinthia.

            Além de relatar como criou o livro e desenvolveu a história e falar um pouco sobre os personagens de ‘A janelinha de Guto’, Dra. Cinthia levou informações para as crianças e para os pais (entregues em um material impresso) sobre saúde bucal e integral dos pequenos, técnicas de escovação, além de recomendações sobre alimentação saudável, com respaldo técnico da endocrinopediatra Letícia Rocha Batista.

            Foi uma tarde muito produtiva. As crianças foram muito participativas e se divertiram. A coordenação e as professoras foram muito abertas e receptivas. E foi possível perceber a diferença nas crianças, porque é um trabalho contínuo, de crescimento, completa Dra. Cinthia. 

            As crianças ainda tiveram seus livros autografados por Dra. Cinthia e, para completar, ganharam um bolinho de banana sem açúcar produzido pela Mamãe Ursa Saudável como incentivo à alimentação saudável.  

Deixe um comentário

Bons hábitos alimentares na escola ajudam a evitar a obesidade na vida adulta

Uma alimentação equilibrada desde a infância melhora o aprendizado, a saúde e reduz os riscos de doenças no futuro

A alimentação saudável dentro da escola vai muito além da escolha do lanche. Criar um ambiente que favoreça hábitos nutritivos pode impactar diretamente o futuro dos estudantes e ajudar a reverter um cenário preocupante. Segundo o Ministério da Saúde, crianças com obesidade têm 75% de chance de se tornarem adolescentes obesos, e um adolescente com obesidade tem 89% de chance de chegar à vida adulta com a mesma condição.

Para a nutricionista da Escola Atuação, Manoela Richardz Nunes, uma alimentação rica em vitaminas e minerais melhora não apenas a saúde física, mas também o desempenho e o bem-estar dos estudantes.

“Alimentos nutritivos, como frutas, verduras, legumes e pães enriquecidos, fornecem mais energia, melhoram a concentração e aumentam a capacidade de aprendizado. Por outro lado, uma alimentação pobre nesses nutrientes pode causar cansaço, falta de foco e até problemas comportamentais”, explicou.

Além de oferecer um cardápio equilibrado, a escola tem papel fundamental em tornar as escolhas saudáveis mais atraentes. “Apresentar os alimentos de diferentes formas, envolver os estudantes no preparo das refeições e criar momentos especiais com alimentos nutritivos são estratégias que despertam mais interesse e aceitação”, afirmou Manoela.

No entanto, o impacto da nutrição não se limita ao ambiente escolar. De acordo com a nutricionista, para que as mudanças sejam duradouras, a participação da família é essencial. “A escola e os pais precisam caminhar juntos na educação nutricional. Quando os bons hábitos são reforçados também em casa, os estudantes se sentem mais motivados a fazer escolhas saudáveis no dia a dia”.