Diversas UBS promovem o Dia D da Saúde da Mulher em Guarapuava
No último sábado (28), a Secretaria de Saúde de Guarapuava (SMS), por meio do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (DASMC), promoveu o “Dia D” da saúde da mulher que integra as ações do Outubro Rosa 2023. Na ocasião, diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, incluindo os distritos, prestaram atendimento para as pacientes durante todo o dia, realizando exames e encaminhamentos quando necessário.
Foram realizados exames citopatológicos nas mulheres como prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. A coleta tanto de preventivo, quanto de pedido de mamografia, ocorre todos os dias, anualmente. No mês de outubro o alerta é intensificado por conta da campanha do “Outubro Rosa”, mas é orientado sobre a importância de que a mulher deve se preocupar com isso todos os meses do ano, não somente neste mês, como explica a coordenadora da UBS Vila Carli, Aline Lima Pacheco.
“O Dia D é super importante para a conscientização, porque estamos caminhando junto com o projeto Guarapuava é Rosa de Janeiro a Janeiro. Queremos estimular as mulheres falando da importância da detecção precoce do câncer do colo de útero e do câncer de mama.
Além disso, também estamos passando a conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis que às vezes são um tabu na sociedade e, por isso, não tem tanta procura. Então, a gente está aproveitando que as mulheres vieram para o ‘Dia D’ para oferecer todos os cuidados pertinentes à saúde da mulher”, destacou a coordenadora.
A ação contou também com a parceria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e do Centro Universitário Campo Real oferecendo os serviços de fisioterapia, com uma avaliação pélvica, onde se constatada alguma alteração as mulheres foram direcionadas para atendimento posterior, e também testes rápidos de HIV e hepatites.
As pacientes puderam aproveitar de um lanche preparado pelas equipes das UBS e várias dinâmicas valendo brindes durante a espera pelo atendimento, além de participarem de um sorteio de uma grande cesta recheada de produtos, o que segundo a moradora do bairro Vila Carli, Eliane Aparecida Ribeiro, colabora para que cada vez mais mulheres participem das ações.
“Faz quatro anos que eu não fazia nenhum check-up. Principalmente agora quero continuar me cuidando e não deixar assim tanto tempo para ver se está tudo bem. Eu gostei bastante, está tudo lindo”, comentou Eliane.
Para Salete de Fátima Brito, também moradora do bairro Vila Carli, a prevenção é sempre o melhor caminho.
“Quem se ama, se cuida. Eu faço a parte da prevenção sempre, porque eu tenho uma pessoa na minha família, que, inclusive, faz cinco anos que não realiza os exames. A importância desse ‘Dia D’ é indescritível, porque a prevenção é extremamente necessária. O atendimento sempre é muito bom e nós mulheres temos que nos cuidar”, disse Salete.