Digital Labs: inaugurado primeiro centro de inteligência artificial do setor elétrico
Com o intuito de estabelecer um novo patamar de desenvolvimento de novos projetos, o Grupo Energisa criou um espaço dedicado à inovação, criatividade, à troca de experiências entre seus colaboradores e também com parceiros e clientes. A empresa inaugurou nesta terça-feira (29) o Energisa Digital Labs.
Localizado na sede da companhia no Rio de Janeiro, o laboratório está conectado à Energisa Sul-Sudeste, o laboratório é um centro de excelência em advanced analytics e inteligência artificial – que tem o objetivo de construir tanto produtos e serviços voltados para os clientes quanto soluções que desenvolvam o setor elétrico brasileiro.
De 2020 até o fim deste ano, a previsão de investimentos da companhia em inovação é de cerca de R$ 350 milhões. “O objetivo do Energisa Digital Labs é ser um vetor fundamental de aceleração da transformação digital para toda a empresa. A conexão com as localidades atendidas pela Energisa Sul-Sudeste será muito importante para impulsionar a cultura de dados e a maneira ágil de se trabalhar nos estados onde estamos presente”, afirmou o diretor-presidente da distribuidora, Gabriel Alves Pereira Junior, acrescentando que a Energisa Sul-Sudeste atende 82 municípios no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava.
O Energisa Digital Labs também tem a missão de desenvolver habilidades de ciência e engenharia de dados nas várias unidades de negócios do grupo, disseminando e descentralizando o conhecimento, e fortalecendo a cultura de inovação na companhia. Para tanto, foi montada uma equipe multidisciplinar, com perfis profissionais complementares como estatísticos, matemáticos, físicos, engenheiros, cientistas de dados, designers, arquitetos e desenvolvedores.
O diretor de Estratégia, Inovação e Novos Negócios do Grupo Energisa, Lucas Pinz, conta que o projeto está aberto a parcerias. “Um dos nossos objetivos é estreitar conexões com principais players do mercado, incluindo startups e instituições científicas, sempre com a meta de gerar valor através da inovação, tanto para a Energisa, como para o setor elétrico brasileiro. Através do EDL, estamos desenvolvendo novos produtos que estão na vanguarda das tendências tecnológicas”, afirmou.
“Na prática, vamos desenvolver iniciativas que, por exemplo, melhorem a eficiência operacional, permitam uma melhor experiência para os nossos clientes, gerem novos produtos e serviços que serão oferecidos ao mercado nacional e internacional. Seremos cada vez mais uma plataforma de soluções energéticas, promovendo a digitalização, descentralização, descarbonização e a diversificação, habilitada pelo uso intensivo de inteligência computacional”, concluiu Lucas.
Inovação – O Energisa Digital Labs chega para ampliar a atuação da empresa no campo da inovação. O Grupo possui um dos maiores programas de incentivo à inovação do setor elétrico brasileiro: o E-nova. Por meio de um ambiente interativo virtual, colaboradores podem sugerir ideias e investir uma moeda virtual em projetos promissores.
Anualmente, cerca de mil ideias são inseridas na plataforma e muitas são efetivamente aplicadas. No E-nova, os projetos aprovados passam por diversas áreas: operação e manutenção; segurança; medição, faturamento e proteção à receita; eficiência organizacional; foco no cliente; e meio ambiente.
E essa cultura de inovação e visão de um novo futuro para o setor elétrico permeia toda a companhia. Os investimentos são distribuídos em iniciativas de melhoria contínua, experimentações, pré-projetos, projetos especiais e Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Neste período, 150 colaboradores foram reconhecidos e recompensados nos programas e, atualmente, há 15 padrinhos e 170 multiplicadores da inovação, espalhados por todo o país. Esses resultados colocaram o Grupo Energisa entre as 100 empresas mais engajadas em inovação aberta no Brasil, de acordo com ranking divulgado pela plataforma 100 Open Startups no ano passado.