FOTOS: Ediane Battistuz
O magistrado impressionou-se com a tecnologia e os processos utilizados pela Sanepar no tratamento e destino final dos resíduos sólidos
O coordenador dos Juizados Especiais Federais e desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Porto Alegre-RS, Fernando Quadros da Silva, visitou nesta semana a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vassoural, em Guarapuava. O desembargador está de férias na cidade, onde possui familiares, e desejava conhecer a estação de tratamento da Sanepar, por atuar em vários processos na área de saneamento e se interessa pelo assunto. A visita foi intermediada pelo gestor de educação ambiental da Sanepar em Guarapuava, Ricardo Borges.
O desembargador disse que, além do interesse pela área de saneamento básico e meio ambiente, como professor da Escola da Magistratura também procura sempre levar seus alunos, futuros juízes, a campo. O objetivo é que conheçam como funcionam os processos e as estruturas das companhias de saneamento que, porventura, venham a ser instrumento de processos que eles possam vir a julgar, destaca o magistrado.
Tecnologia
Recebido pelos técnicos da Sanepar, David Ida Junior, Sandro Luis Rolão e Dora Roberta de Arruda Bender, o desembargador ficou bastante impressionado com o trabalho desenvolvido pela Companhia e com o nível de conhecimento técnico dos empregados. São pessoas não apenas preparadas para a função, mas muito interessadas e que se mantêm atualizadas, que estão por dentro, isso é louvável, enalteceu.
Responsável pelo laboratório, a técnica da Sanepar, Dora Roberta retribuiu o elogio. Nós recebemos todo visitante da mesma forma, repassando nossos conhecimentos e informações a todos. O desembargador mostrou-se muito interessado, fez várias perguntas e nos surpreendeu pela cortesia e pela simplicidade, mesmo porque nunca tivemos uma visita de alguém que atua na magistratura, no meio jurídico, com tanto interesse em conhecer e entender o processo de tratamento e como realizamos o nosso trabalho na estação, declarou.
Honraria
Paranaense de União da Vitória, Fernando Quadros da Silva é doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e já foi procurador do Estado em Guarapuava. Também foi o primeiro juiz federal de Maringá. Atualmente, mora em Porto Alegre e, recentemente, foi homenageado com a grã-cruz da Ordem Estadual do Pinheiro, mais alta honraria concedida no Estado do Paraná.