Defesa Civil segue monitorando as chuvas intensas na região

A equipe da Defesa Civil de Guarapuava está em alerta e monitorando bairros com histórico de alagamentos, devido ao grande volume de chuvas. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil do município, Simone Lozeckyi, até o momento, não foi necessário realizar nenhum atendimento emergencial em situação de alagamentos.

“O escoamento da água está acontecendo de maneira rápida e nenhum dano foi registrado. Tivemos atendimentos pontuais, que foram algumas entregas de lonas para goteiras. Estamos com a nossa equipe em alerta e realizando rondas constantes nas ruas para verificar a situação. Já monitoramos alguns pontos onde há o maior índice de alagamentos, que são os bairros: Vila Carli, Xarquinho/Industrial, Jardim das Américas, Paz e Bem e Colibri”, destacou.

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para a região, apontando que há chances de chuvas intensas, raios, vendavais e granizo. Caso precise de ajuda, os números para contato são o 193 (Bombeiros) ou 42 9 9808-9831/42 9 9813-3269 (Equipe de Plantão da Defesa Civil Municipal).

Deixe um comentário

Parceria entre Unicentro e prefeitura lança Hospital Escola Bloco Didático

A unidade, que está sendo construída na Cidade dos Lagos, será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina

Dois marcos significativos para o desenvolvimento de Guarapuava foram lançados nesta semana: a construção da Clínica Escola de Saúde e a edição 2025 do Paraná Faz Ciência, maior evento de popularização científica do estado.

O Hospital Escola Bloco Didático, que está sendo construído na Cidade dos Lagos, é fruto de uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava. A unidade será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina, além de oferecer atendimento gratuito à população, ampliando o acesso à saúde e fortalecendo a qualidade da formação médica na região.

“Nossa gestão sempre estará de portas abertas para fortalecer as relações com as universidades. A Clínica Escola será um marco para Guarapuava, garantindo mais acesso à saúde e formando médicos mais capacitados”, destacou o prefeito Denilson Baitala durante o evento.

Já o Paraná Faz Ciência 2025 será realizado em Guarapuava entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, no Centro de Eventos da Cidade dos Lagos. A expectativa é de reunir cerca de 30 mil participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

“É um orgulho para Guarapuava sediar o Paraná Faz Ciência. Durante uma semana, estaremos respirando ciência, tecnologia e inovação. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará de portas abertas para apoiar todo esse movimento que, com certeza, trará muito desenvolvimento para o nosso município”, afirmou a secretária Ana Cláudia de Andrade.

O Paraná Faz Ciência tem como missão aproximar a ciência da população, promovendo o interesse pela pesquisa e valorizando a educação científica. Guarapuava, com sua crescente infraestrutura educacional e tecnológica, consolida-se cada vez mais como um polo de inovação e conhecimento no estado.