Crimes de abuso e exploração de crianças e adolescentes na internet aumentam no Brasil

Dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública na última sexta-feira (29) registraram que o número suspeitos de cometerem crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet presos em flagrante durante a quarta fase da Operação Luz na Infância subiu para 141.

A maior parte dessas prisões ocorreram no estado de São Paulo, com 61 pessoas investigadas e posteriormente detidas. Em seguida, aparecem os estados de Goiás e Minas Gerais, com dez prisões cada. No Acre e no Paraná, ambos tiveram seis detenções na Operação Luz na Infância. Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso e Rio de Janeiro registraram cinco prisões cada. Soma-se a isso mais quatro prisões em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, três no Pará, duas em Alagoas e Pernambuco e, por fim, uma prisão na Operação em Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe. Ou seja, quase
todos os estados brasileiros, uns em maior e outros em menor proporção, estão envolvidos em crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.

Esses dados preocupam não somente pelo fato de envolverem abuso de crianças e adolescentes na internet, mas também pela internet se tratar de algo cada vez mais acessada e cada vez mais abrangente no mundo todo. Os perigos do mundo virtual (abordado recentemente pelo Jornal Extra Guarapuava), principalmente para crianças e jovens, são cada vez maiores, partindo da lógica de que se o número de pessoas que acessam a internet e redes sociais são cada vez maiores, o número de pessoas má intencionadas que também possuem acesso ao imenso mundo virtual também é cada
vez maior.

No ano passado, depois de conferir um relatório de duas ONGs israelenses que apontaram uma grande quantidade de grupos no WhatsApp exclusivos para o compartilhamento de pornografia infantil, o site TechCrunch vasculhou alguns desses grupos que ainda aparecem ativos e compartilhando o material ilegal. As descobertas das ONGs Screen Savers e Netivei Reshe foram reveladas no final de 2018, mas a investigação começou em julho do mesmo ano, depois que um homem ligou para uma das ONGs dizendo ter visto pornografia pesada no WhatsApp. Até outubro do ano passado, as instituições catalogaram mais de 10 grupos de pornografia infantil, seu conteúdo e os aplicativos que permitem que as pessoas os encontrem. Segundo o
TechCrunch, muitos desses grupos nem tentam esconder sua intenção, apresentando nomes como child porn only no adv e child porn xvideos (pornografia infantil somente sem anúncios e pornôs infantis xvideos, respectivamente). Outros usam abreviações ou emojis, mas também deixando claro se tratar de grupos sobre
pornografia infantil.

 

OPERAÇÃO LUZ NA INFÂNCIA
Além das detenções em flagrante, foram cumpridos 266 mandados judiciais de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados em todo o país. Mais de 1,5 mil policiais civis dos 26 estados, além do Distrito Federal, participaram da nova fase da Operação Luz na Infância.
A pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de um a quatro anos de prisão. Já quem compartilha pode ser condenado a uma pena de três a seis anos. A produção de conteúdo relacionado a crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes pode ser punida com quatro a oito anos de detenção. Somadas, as três primeiras fases da Operação Luz na Infância resultaram em mais de 400 prisões e instauração de vários inquéritos.

Deixe um comentário

Com leque de serviços digitais, Celepar facilita a vida dos paranaenses

Entre as inovações recentes, destaca-se o uso de Inteligência Artificial, biometria e ciência de dados para aprimorar os serviços públicos

A Celepar tem ampliado sua gama de serviços digitais, facilitando a vida de milhões de paranaenses e promovendo a modernização da administração pública. No contexto do governo digital, a empresa otimiza processos e expande o acesso aos serviços públicos, trazendo mais agilidade e segurança. Parte dessas ideias serão apresentadas a partir desta terça-feira (25) na Smart City Expo Curitiba, na Ligga Arena.

Entre as inovações recentes, destaca-se o uso de Inteligência Artificial, biometria e ciência de dados para aprimorar os serviços públicos. Essas tecnologias estão sendo aplicadas para tornar os processos mais eficientes, seguros e acessíveis, desde o reconhecimento facial em sistemas educacionais até a modernização dos atendimentos digitais e gestão administrativa.

Educação – Na área da educação, a Celepar investe em soluções que modernizam as escolas da rede estadual. A Chamada Inteligente, implementada em 2023, está presente em mais de 1,6 mil unidades de ensino e utiliza reconhecimento facial para o registro automatizado da presença dos alunos. A ferramenta processa as imagens capturadas em sala de aula e as compara com as chaves biométricas vinculadas ao cadastro de cada estudante. Assim, é possível identificar quais estão presentes ou ausentes.

Esse processo automatizado torna a chamada mais rápida e eficiente, proporcionando mais praticidade para os professores e segurança para a gestão escolar. O sistema opera com dados criptografados, seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Outra iniciativa inovadora é o Aprendiz Inteligente, uma plataforma de Inteligência Artificial generativa e preditiva que cria questões e fornece diagnósticos de aprendizado com base no desempenho dos estudantes. Professores podem inserir materiais didáticos de diferentes disciplinas e séries, e a IA, a partir desses conteúdos, gera automaticamente questões e experiências personalizadas de aprendizagem. Isso permite um acompanhamento mais preciso do progresso dos alunos, ajudando a identificar áreas que necessitam de reforço e aquelas já bem assimiladas.

Além disso, a plataforma possibilita a análise preditiva do desempenho dos estudantes, fornecendo indicadores sobre o rendimento esperado de cada aluno, turma, série, escola ou município no Exame Nacional de Ensino Médio — Enem.

Transparência – Para melhorar o acesso às informações sobre a construção da Ponte de Guaratuba, uma das obras mais aguardadas pelos paranaenses, a Celepar, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), implantou um chatbot no site oficial da obra, permitindo que a população esclareça dúvidas de forma rápida e acessível.

A ferramenta funciona como um assistente virtual: recebe e interpreta perguntas do cidadão sobre a construção da ponte e, então, fornece as respostas solicitadas, com dados confiáveis e atualizados.

Serviços Digitais – Outra inovação é a nova funcionalidade do aplicativo Detran Inteligente: a autobiometria. Lançada em janeiro de 2025, essa tecnologia permite a atualização da foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) diretamente pelo celular, utilizando reconhecimento facial com protocolo antispoofing para prevenir fraudes e garantir mais segurança aos condutores.

Agora, o condutor que precisar realizar a atualização da foto poderá fazê-lo pelo aplicativo Detran Inteligente, disponível nos sistemas Android e iOs e que foi atualizado para a nova funcionalidade. Nele, haverá um campo específico em que o cidadão irá tirar uma selfie e enviar para o órgão, sendo que a foto será analisada para verificar se está de acordo com o padrão estabelecido. Hoje, o aplicativo já oferece diversos serviços para o cidadão, sem que ele precise se deslocar até uma unidade do Detran.

Gestão Pública – No setor administrativo, a Celepar desenvolveu o Sou Paraná, um aplicativo que facilita a vida de cerca de 154 mil servidores estaduais, centralizando serviços essenciais. Com ele, é possível consultar contracheques, acessar laudos da perícia médica e utilizar o Sistema de Assistência à Saúde (SAS).

Além disso, a ferramenta permite a solicitação de informes de rendimento e a consulta ao dossiê funcional, documento detalhado que registra toda a trajetória profissional do servidor público. Dessa forma, o Sou Paraná otimiza a gestão de informações, tornando-a mais prática, segura e acessível.

Além disso, para aprimorar a administração financeira do Estado, a Celepar implementou, em parceria com a Secretaria da Fazenda, o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic). Parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), essa solução amplia a transparência e a eficiência da administração orçamentária, incorporando ferramentas avançadas de análise para monitorar gastos e identificar irregularidades.

O Siafic centraliza e integra as atividades de planejamento, orçamento, contabilidade e controle do governo em uma única plataforma. A implementação abrangeu todos os órgãos e secretarias do Poder Executivo, bem como os demais Poderes do Estado, incluindo o Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública. O sistema garante segurança e autenticidade com certificação digital nos processos financeiros.