Crianças da rede municipal recebem orientações sobre guarda responsável de animais

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG), por meio do Departamento de Proteção Animal, realizou uma conversa com os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Júlita Julia. A convite dos professores, a equipe conversou  com os alunos sobre guarda responsável e a campanha de castração que a Prefeitura de Guarapuava tem fornecido.

O Departamento de Educação Ambiental possui um projeto sobre guarda responsável e bem-estar animal, por isso, o CMEI Professora Julita Julia entrou em contato com o Canil Municipal. O projeto foi trabalhado com os alunos do Infantil III, atingindo duas turmas no total de 40 alunos.

Foram realizadas várias atividades em sala: criação do Mascote BORIS, onde os pais votaram em uma das opções de nomes indicados pelos alunos e a criação da casinha do mascote. Além disso, foi desenvolvida uma pasta de atividades que os alunos levam para casa e realizam juntamente com a família, tendo conscientização em relação aos cuidados com os animais.

“Através destes projetos de conscientização desde a primeira infância que teremos ao longo prazo adultos responsáveis com o cuidado com os animais de estimação, diminuindo os tantos casos de maus tratos com os  animais”, ressaltou Rosemara de Fátima Pelozi, diretora do CMEI.

O Bruce é um cachorro que teve uma das patas amputadas por atropelamento e foi levado pelas estagiárias de medicina veterinária do canil para conversar com as crianças sobre a história do mascote. Entre os assuntos abordados estão os cuidados com a alimentação e a hidratação de animais de estimação, além da conscientização dos cuidados gerias com os animais e sobre adoção.

Deixe um comentário

Inscrição para o Alfabetiza Paraná termina nesta quinta-feira

O programa visa atender até 17 mil alunos, distribuídos em mais de 1.200 turmas organizadas pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs)

As inscrições para o Programa Alfabetiza Paraná se encerram nesta quinta-feira (13). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) em parceria com o Departamento de Educação Profissional e EJA, tem como objetivo selecionar alfabetizadores para atuar na educação de jovens, adultos e idosos em todo o Estado. Acesso à página do programa para mais informações AQUI.

Os alfabetizadores selecionados receberão uma bolsa mensal dvai e R$ 1.200,00 por turma, podendo atuar em até duas turmas simultaneamente. A carga horária semanal será de 12 horas-aula, sendo 10 destinadas à alfabetização e 2 para reuniões de formação. O programa visa atender até 17 mil alunos, distribuídos em mais de 1.200 turmas organizadas pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs).

O financiamento do programa provém de um saldo remanescente de R$ 17 milhões repassados pelo Governo Federal por meio do Plano de Ações Articuladas (PBA). Já a Seed-PR será responsável pelo pagamento das bolsas.

Roni Miranda, secretário de Estado da Educação, destacou a importância do programa na luta contra o analfabetismo. “As políticas de combate ao analfabetismo não são apenas uma necessidade educacional, mas também um instrumento poderoso de justiça social. Quando ensinamos alguém a ler e escrever, estamos ampliando suas possibilidades, garantindo dignidade e permitindo que milhares de pessoas tenham acesso a novas oportunidades”, afirmou, o secretário.

“O Programa Alfabetiza Paraná representa esse compromisso com a inclusão e a igualdade. Seguiremos firmes nessa missão, trabalhando juntos para que o conhecimento chegue a todos os paranaenses”, acrescentou.

O processo foi aberto através do chamamento público, regido pelo decreto n°10.959, de 2022, aberto a candidatos que possuem certificação de conclusão de nível médio ou superior. Também podem se inscrever servidores públicos, desde que não haja conflito de carga horária.

Atribuições – Os bolsistas selecionados serão responsáveis por identificar e cadastrar os alunos, organizar turmas, aplicar testes de desempenho e monitorar a frequência dos estudantes, entre outras ações a serem realizadas.