Covid-19: Guarapuava celebra dois anos da primeira aplicação da vacina

Em um cenário favorável para a saúde e totalmente diferente do que se viveu há dois anos, nesta quinta-feira (19), Guarapuava celebra dois anos da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município. 

“É uma grande conquista chegarmos ao dia de hoje com este cenário favorável em nosso município. Ao mesmo tempo, sabemos que não medimos esforços para que isso fosse possível. Esses dados demonstram que grande parte da nossa população se encontra imunizada e livre do risco de morte pelo vírus. Mas não podemos deixar de receber as doses de reforço”, enfatizou o prefeito Celso Góes.

“Realmente, olhar para trás e chegar ao dia de hoje, é uma grande conquista para nós. Graças à administração do prefeito Celso Góes, e a todo o nosso esforço profissional e de nossas equipes, podemos respirar mais aliviados neste momento, porém sem deixar de continuarmos a nos proteger por meio da vacinação”, destacou a secretária de saúde de Guarapuava, Chayane Andrade.

A enfermeira e coordenadora da Clínica da Mulher, Sueli Martins Ribeiro, de 52 anos de idade, foi a primeira profissional da área de saúde a receber a vacina contra a COVID-19 em Guarapuava. Para ela, o sentimento naquele momento foi de alívio e esperança.

“Eu me lembro que passamos momentos muito difíceis, onde o medo e a ansiedade predominavam no mundo todo, pois não sabíamos como seria o futuro. Enquanto profissional de saúde, víamos a doença entre os pacientes e colegas de trabalho se agravar em alta velocidade, além do que estávamos preparados a suportar. Além disso, a vida em sociedade como um todo foi afetada drasticamente. Então, me senti muito feliz e lisonjeada, naquele momento em ser a primeira pessoa a tomar vacina em Guarapuava.  Sentimento de esperança, alívio e proteção”, relembrou Sueli.

Além de Sueli, também receberam o imunizante no mesmo dia, Luceli Menão Brunikoski, atendente na UPA e o médico Rodrigo Lagos. Logo no dia seguinte, 857 profissionais de saúde do município também receberam a primeira dose do imunizante.

Até o momento, segundo o último Boletim Epidemiológico emitido na segunda-feira, 16, ao longo destes dois anos, já foram aplicadas 165.130 primeiras doses, ou seja 95,08% da população do município recebeu a primeira dose do imunizante. Do total de segundas doses aplicadas, correspondem a 81,99% da população. Já as doses de reforço, correspondem a 70,41%.

“Apesar de toda essa conquista e conseguirmos salvar tantas vidas por meio da vacinação, precisamos reforçar a importância em se imunizar. Pela falta de informação correta, muitas pessoas ainda resistem em receber as vacinas, não só contra a COVID-19, mas elas são de extrema importância para a saúde não somente do indivíduo em si, mas de toda a população”, finalizou Sueli.

Deixe um comentário