Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Paraná

A V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Paraná começa, nesta terça-feira (14), com a participação de mais de 500 pessoas. O evento é organizado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, através do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência, e acontece em Curitiba, no auditório do Museu Oscar Niemeyer.

Serão debatidos assuntos relacionados ao segmento com a intenção de assegurar os direitos da pessoa com deficiência. “A inclusão de pessoas com deficiência é bandeira que a nossa Secretaria defende com muito entusiasmo. Agradecemos aos parceiros que têm a inclusão como prioridade”, afirmou o secretário Ney Leprevost.

A abertura terá uma palestra do secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Claudio de Castro Panoeiro, e da médica Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior, consultora nas áreas de direitos humanos e políticas públicas.

A V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná será composta por quatro eixos temáticos: estratégias para manter o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência; acesso das pessoas com deficiência para a construção de políticas públicas; financiamento de políticas públicas para a pessoa com deficiência; e acessibilidade e Tecnologia Assistiva.

O chefe do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Côrtes, destacou que o Paraná tem a missão de fazer com que as pautas que estão sendo tratadas não fiquem apenas no papel.

“Temos um caminho enorme pela frente, dentro de vários eixos. Um deles é o incentivo aos municípios para a criação dos Conselhos Municipais de Políticas para Pessoa com Deficiência. Por isso essa conferência nacional em Curitiba é tão importante: ajudará a levar conhecimento nessa área para todo o país”, afirmo.

Os participantes do evento poderão realizar visitas com o acompanhamento da equipe do Museu Oscar Niemeyer (MON) à exposição de esculturas do programa “MON Para Todos” e também ao espaço expositivo.

Deixe um comentário

Presidente Lula lamenta morte do Papa Francisco

A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.

Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.

Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças.
Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.

Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil.

O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.

Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente da República

Fonte: Secom