Concurso de Bolsas para alunos do Ensino Médio e Pré-vestibular está com as inscrições abertas em Guarapuava

Ainda dá tempo de conseguir descontos nas mensalidades e se tornar um aluno do Ensino Médio ou do Pré-vestibular da Rede de Ensino Alfa antes das aulas começarem. Está programada para o próximo dia 25 mais uma etapa do Concurso de Bolsas, que possibilita aos estudantes a chance de conseguirem bolsas integrais ou parciais de acordo com o desempenho na avaliação.

“É uma forma de proporcionar acesso para quem não teria oportunidade. Fazemos a prova para que ele se sinta motivado e conheça um pouco do gostinho do que é fazer parte de uma rede de ensino que prima pela excelência acadêmica”, comenta Orlando Filho, diretor de operações do Alfa.

Em Guarapuava, a prova será realizada na nova unidade que fica na Rua Dr. Laranjeiras, 564, e, para Terceirão e Pré-vestibular terá duração de quatro horas: das 14h às 18h. Serão aplicadas 64 questões de múltipla escolha, de acordo com o conteúdo do Ensino Médio. Já para os alunos do 1º e 2º ano, a prova possui duas horas de duração e tem 25 questões.

Serão disponibilizadas, na cidade, 12 bolsas de estudos para aqueles que tiverem o melhor desempenho e desejam se matricular no Terceirão ou Pré-vestibular. Terão direito ao desconto de 100% os cinco candidatos melhor classificados; desconto de 50% os próximos três e 40% os próximos quatro.

As inscrições podem ser feitas pelo site do alfaonline.com.br, pelo telefone (42) 3035-3010 ou ainda pessoalmente, na unidade do Alfa Guarapuava. O candidato pode se inscrever até na véspera da prova e não há taxa de inscrição.

“Aconselho a dar uma olhada no edital, verificar o que vai cair, se preparar para chegar antecipadamente, levar todos os itens (número de inscrição, documento de identidade, lápis, borracha e caneta azul ou preta). Dividir o tempo de prova, não ficar focado só em uma matéria, separar 20 minutos para preencher o cartão resposta e vir com muita vontade de estudar no Alfa”, finaliza Orlando, acrescentando que o edital pode ser acessado no mesmo site onde são feitas as inscrições.

O convite para comparecer à unidade no dia da avaliação também se estende à família do candidato, que é convidada a participar desse processo: enquanto os filhos resolvem a prova, os pais recebem uma palestra do diretor da unidade e assim podem conhecer mais sobre a metodologia e a missão da instituição.

Deixe um comentário

Zeca Dirceu confirma novo curso de Medicina em Guarapuava

Este é o segundo curso, para UniGuairacá, que o deputado ajuda a conquistar para a região. Em 2016, o da Campo Real também contou com o apoio dele

O deputado Zeca Dirceu (PT) confirmou nesta segunda-feira (7) que o Ministério da Educação autorizou a implantação do curso de Medicina no Centro Universitário Guairacá em Guarapuava. “Guarapuava tem mais de 190 mil habitantes, somando as 16 cidades da Amocentro são mais de 352 mil moradores, o que se destaca a importância de formação de mais médicos na região”, apontou Zeca Dirceu.

“Fica autorizado o curso superior de graduação em Medicina, bacharelado, com 49 (quarenta e nove) vagas totais anuais, a ser ofertado pelo Centro Universitário Guairacá – UniGuairacá”, determina a portaria 225 assinada na sexta-feira, 4, pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Abramo, publicada no dia de hoje.

As 49 novas vagas da Guairacá somam-se às 132 ofertadas pelo Centro Universitário Campo Real e pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste). “Os número de leitos nos hospitais e unidades de saúde na região centro oeste justificam a criação de mais um curso de medicina. O mais importante é que a população terá mais acesso à saúde mesmo durante a formação dos médicos que farão as residências nos hospitais da região”, disse o deputado.

Mais cursos

Em 2011, Zeca Dirceu liderou a Frente Parlamentar Mista no Congresso Nacional para ampliação dos cursos de medicina. “A minha experiência na prefeitura de Cruzeiro do Oeste colocou como pauta prioritária a necessidade de ter mais médicos para atender a população nas cidades do interior”, disse.

Desde 2022, Zeca Dirceu apoia a implantação do curso na Uniguairacá e desde 2013, o deputado defendeu no Ministério da Educação, a criação do novo curso de Medicina em Guarapuava, no âmbito do programa Mais Médicos. Em 2014, o MEC habilitou quatro regiões (Guarapuava, Campo Mourão, Umuarama e Pato Branco) para receberem esses cursos.

Em 2016, o Centro Universitário Campo Real foi autorizado a criar 50 vagas de medicina e, hoje, oferta 92. Na Unicentro, são mais 40 vagas.

Cidades

Além de Guarapuava, o ministro Camilo Santana (Educação) adiantou em fevereiro ao deputado a autorização da implantação de quatro novos cursos nas cidades de Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Paranavaí, Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho. “Estamos batalhando no MEC para autorização de mais cursos de medicina no Paraná, com o intuito de abranger todas as regiões que têm a mesma necessidade”, disse o deputado.

Para a instalação de um curso de medicina, a cidade que pleiteia a autorização do MEC precisa ter uma infraestrutura que inclui um hospital com mais de 80 leitos no SUS e pelo menos cinco leitos gerais por aluno; mínimo de três alunos por equipe de atenção básica; leitos de urgência e emergência ou pronto socorro; um centro de atenção psicossocial e pelo menos três programas de residência nas especialidades prioritárias.