Coleta seletiva de Guarapuava reduz impacto ambiental

A Lei nº 12.305/10 regulamenta a destinação correta dos resíduos sólidos e existe há sete anos. Guarapuava atende a essa normativa e através de um de seus programas, conseguiu reduzir o impacto ambiental. Entre essas iniciativas está o Programa Jogue Certo, que funciona desde 2013. A coleta seletiva do material é realizada através de caminhões e carrinhos ecológicos.

A cidade conta hoje com quatro caminhões de coleta seletiva que passam recolhendo os recicláveis e levam até a cooperativa dos operadores ecológicos. Os caminhões atendem 52% do perímetro urbano, diminuindo 25% do lixo que iria para o aterro. A iniciativa beneficia o meio ambiente, prolonga a vida útil do aterro e contribui com o aumento de renda dos operadores ecológicos.

Em Guarapuava, temos 500 operadores cadastrados no programa, eles ajudam a retirar mensalmente 30% de reciclados das residências e das ruas. É válido lembrar que o controle do lixo é uma responsabilidade de toda a população, que pode contribuir separando os materiais recicláveis dos orgânicos. Separar o lixo na residência ajuda a conservar o meio ambiente e é uma ação simples e fácil de fazer.

O que pode ser separado para a coleta seletiva:

Plásticos – garrafas de água, refrigerantes, sacolas plásticas, embalagens de produtos de higiene e limpeza, brinquedos e utensílios de plástico;

Vidros – garrafas, potes e frascos de alimentos e produtos de higiene e limpeza;

Papel – jornais, revistas, cadernos, folhas, caixas de papelão, embalagens de leite;

Metal – latas de bebidas, de alimentos, panelas sem uso e sem cabos, talheres, bacias, objetos de cobre, zinco, bronze e ferro;

Óleo de cozinha – (colocado em recipiente fechado)

Os ecopontos funcionam em parceria com a secretaria de meio ambiente e recebem os seguintes resíduos: pneus – Machadinho pneus – Rua Portugal, 477 Bairro Xarquinho.

Cronograma da COLETA SELETIVA:

Segunda-feira – Bairro Santa Cruz (tarde); Centro (a partir das 16h) Prefeitura até o Colégio Visconde. Terça-feira – Trianon (tarde), Entre Rios (dia todo); Cristo Rei e Bonsucesso (tarde). Primavera das 8h às 12h. Quarta-feira – Batel (tarde); Vila Carli (tarde). Quinta-feira – Vila Buck (manhã), São Cristovão (manhã); Bairro dos Estados, Bonsucesso (rodoviária) e Núcleo Padre Chagas. (tarde). Sexta-feira – Santana e Alto da XV (manhã e tarde), Centro (a partir das 16h) da Rua XV até a Lagoa.