Cilla Tech Park inovação e tecnologia para o mundo
Concebida com base na tecnologia, a Cidade dos Lagos quer promover, cada vez mais, ações de inovação e desenvolvimento social por meio dessa ferramenta, buscando soluções eficientes e eficazes. O Centro de Tecnologia e Inovação Cilla Teck Park está no coração do bairro, visando tornar Guarapuava um polo estadual de inovação tecnológica, acreditando no potencial da cidade e da região para se tornar exportadora de tecnologia com esse projeto.
Quando estiver tudo concluída, a estrutura contará com laboratórios e espaços amplos, equipados com o que há de mais moderno para incentivar jovens à pesquisa, ciência, tecnologia e ao desenvolvimento de projetos. A estrutura de ponta permitirá que empresas, entidades e instituições de ensino tenham um espaço para respirar e vivenciar a inovação no dia a dia.
Motivado pelo desejo de remodelar em parte a matriz econômica de Guarapuava, ajudando-a a se preparar para o futuro competitivo que se vislumbra, o Cilla Tech Park (CTP) é uma iniciativa que reúne atores do poder público, privado e do terceiro setor e instalado em Guarapuava, no coração do Estado do Paraná, uma dos ambientes mais inovadores do Brasil e do Mercosul.
O objetivo é que novas e empreendedoras ideias surjam e sejam viabilizadas, gerando empregos e empresas, distribuindo renda, formando capital humano de alto nível e sempre respeitando o Meio Ambiente e promovendo a inclusão social.
Segundo o CEO da Cilla Teck Park, Paulino Lorenzo Junior, o complexo tem chamado a atenção de parceiros nacionais e internacionais.
“Aos poucos, iremos publicizando cada conquista do Cilla Tech Park, complexo que está sendo viabilizado dentro do Bairro Planejado Cidade dos Lagos (Cilla), em uma área de três milhões de metros quadrados. Sem descuidar dos parceiros locais, o CTP tem trabalhado para fomentar que os negócios já instalados em Guarapuava e região possam ser potencializados”.
O CTP já é uma das 18 unidades certificadas pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec) uma metodologia singular estruturada pelo Governo do Estado do Paraná. O CTP é gerenciado por uma associação de direito privado sem fins lucrativos, fundada no segundo semestre de 2020 por 13 organismos com forte presença no Centro-Sul, entre universidades, empresas e entidades de classe.
Objetivos – Um dos principais objetivos é que para 2025, pelo menos, 12 mil pessoas estejam ligadas, direta ou indiretamente, a esse projeto, dentro de um universo de 30 mil pessoas que devem circular diariamente pela Cidade dos Lagos quando o empreendimento estiver consolidado. A expectativa é que mais de 200 projetos inovadores participem do CTP.
A estratégia do CTP alcança um horizonte de 15 anos. A sua visão é tornar-se um ambiente de referência nacional e internacional em inovação e empreendedorismo nas áreas de Agritechs, Tecnologia da Informação e de Economia Criativa do País. O CTP também trabalha para ser um dos principais pilares da economia do futuro do estado do Paraná além de ser referência no desenvolvimento sustentável do Brasil.
O CTP desenvolve 16 projetos articulados em 8 eixos estratégicos:
– Criação, atração e desenvolvimento de empreendimentos no Cilla Tech Park;
– Interiorização do Cilla Tech Park e apoio às cadeias produtivas locais;
– Desenvolvimento de tecnologias para a promoção do bem-estar do campo, das cidades e das pessoas;
– Qualificação de capital humano para empreendedorismo, inovação e competitividade empresarial;
– Desenvolvimento de projetos de cooperação tecnológica com universidades e empresas;
– Intercâmbio com outros países, estados e cidades de estudos e pesquisas para o futuro da economia digital no Paraná;
– Ampliação da oferta de infraestrutura imobiliária, tecnológica e de serviços de Guarapuava;
– Aperfeiçoamento da gestão institucional e promoção do Cilla Tech Park.
E a inovação começa justamente por onde o CTP está situado. No primeiro ano de funcionamento da Associação CTP, a sede desse organismo permanecerá como um dos espaços-âncora do Shopping Cidade dos Lagos, complexo com 40.000 metros quadrados de área construída em operação desde 2018, com 80 lojas e similares, atualmente empregando 700 funcionários, visto o período pandêmico que estamos vivendo, mas que em dias normais, chegou-se a 1100 empregos dentro do estabelecimento.
Vale ressaltar que o Bairro Planejado, dotado de certificações ambientais reconhecidas mundialmente, possui acesso rápido a dois corredores rodoviários do paraná, a BR-277, que liga o Litoral a Foz do Iguaçu, e a PR-466, via para regiões Central e Norte do Paraná, além de comunicação ágil com o novo aeroporto municipal de Guarapuava, cujas ligações aéreas conectam a região a diversos pontos do Brasil.
“O parque que surgiu como uma das âncoras principais do bairro cidade dos lagos, vai se tornar, em um breve espaço de tempo, no maior atrativo em questões empresariais e industriais dentro do complexo.”, finalizou Lorenzo.