Cidade conta com pontos de coleta de lâmpadas fluorescentes; confira
A secretaria de Meio Ambiente (SEMAG) distribuiu pontos de coleta de lâmpadas fluorescentes pela cidade para o descarte correto, evitando assim a degradação do meio ambiente com a contaminação pelos resíduos do material. Embora sejam essenciais no nosso dia a dia, as lâmpadas fluorescentes são extremamente tóxicas.
Essas lâmpadas possuem substâncias químicas nocivas, como o mercúrio, um metal pesado que ao ser ingerido ou inalado afeta significativamente o sistema nervoso, além de poluir solos, mananciais e rios e, consequentemente, contaminar grande parte da população de uma cidade. Por isso o descarte adequado é tão importante.
“A coleta e destinação final de lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista fazem parte da logística reversa e, conforme o Art. 33 da Lei Federal, os fabricantes devem implementar a coleta e destinação final deste material. Para isso, foi assinado um acordo setorial entre as associações que representam os fabricantes de lâmpadas e o Governo Federal estabelecendo as regras de implantação do sistema”, informou o assessor da SEMAG, Cléverson Dias Mayer.
Ao todo, a SEMAG estabeleceu seis pontos de coleta em supermercados e lojas de materiais elétricos e de construção. O descarte final é realizado pela empresa Reciclus, que recicla o material, tornando-o em novas lâmpadas para serem comercializadas novamente. Confira abaixo onde levar as lâmpadas:
Pontos de Coleta:
- Balaroti- Guarapuava. Av. Manoel Ribas, 1836 – Centro
- Supermercado Dal Pozzo. R. Dr. João Ferreira Neves, 308 – Vila Bela
- Supermercado Dal Pozzo. Shopping Cidade dos Lagos.
- Patoeste. Av. Manoel Ribas, 3189 – Conradinho
- Atacadão. Av. Dr. Aragão de Mattos Leão Filho, 293 – Batel
- Eletrotrafo. Av. Manoel Ribas, 4500 – Conradinho