O Salão Paroquial da Igreja Matriz está recebendo as famílias (Foto: Clemerson Luiz Borges)
Por Jonas Laskouski (matéria atualizada às 11h20)
Na manhã deste sábado (25), o prefeito do Turvo, Jeronimo Gadens do Rosário postou um vídeo em seu perfil no Facebook falando sobre a forte chuva de granizo que caiu sobre o município no final da tarde de ontem. Segundo ele, foram cinco minutos de temporal que atingiu 90% das residências cobertas com telhas do tipo ‘eternit’.
Jeronimo agradece toda a ajuda que está chegando (Imagem: Reprodução/Facebook)
“Foi uma situação que atingiu aproximadamente 800 a 1.000 famílias, tanto na sede quanto no interior do município, em torno de quatro, cinco, comunidades”, disse ele, falando que hoje está sendo feito um melhor levantamento de todos os danos que foram causados. A estimativa, segundo ele, é que mais de mil residências tenham sido atingidas e hoje estão sendo atendidas pela administração municipal, Defesa Civil e voluntários. O prefeito ainda fala das doações (leia abaixo) e termina agradecendo a todos que tem ajudado.
Por telefone, o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, Cezar Augusto Machado, que também faz parte da Defesa Cilvil, disse que agora pela manhã, várias pessoas estão trabalhando no cadastro das famílias que ficaram desalojadas, enquanto outras equipes estão se deslocando para o interior para que a administração “tenha real noção da proporção dos estragos”.
Muita gente ajudando e sendo ajudada (Foto: Clemerson Luiz Borges)
DOAÇÕES
Uma equipe da Prefeitura de Guarapuava está ajudando o município vizinho. O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava, Ari Marcos Bona, também está por lá. “A necessidade deles aqui é roupas, colchões, cobertas – até pela frente fria que vem forte – e alimentos”, disse ele numa mensagem de áudio compartilhada nas redes sociais.
E atenção: se você, morador de Guarapuava, quiser ajudar com doações, um caminhão ficará estacionado até às 18h em frente à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que fica na rua Senador Pinheiro Machado, nº 1075. Bora ajudar?
Já no Turvo, dois pontos continuam recebendo doações para as famílias: a Escola Frida Rickly Neiverth e o Salão Paroquial da Igreja Matriz. Segundo Cezar, a maior necessidade agora são telhas. Por isso, toda ajuda da região e municípios vizinhos é bem vinda. Caso você possa e queira ajudar com esse tipo de material, você pode levar no Salão Paroquial. É lá que está montado o QG da administração municipal e da comunidade para ajudar todos que foram atingidos pelo temporal de ontem.
Ainda de acordo com Cezar, a energia elétrica já foi restabelecida em toda a cidade. “Até o sol já saiu agora pela manhã”, disse ele. “Tudo vai ficar bem”.
Doações sendo organizadas no Salão Paroquial da Igreja Matriz (Foto: Clemerson Luiz Borges)
A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) também está mobilizando a classe empresarial e a comunidade guarapuavana em geral para a arrecadação de doações de roupas, cobertores, colchões, materiais de construção para cobertura, materiais de higiene em geral, etc. Com a ação, a Associação objetiva ajudar a amenizar os problemas causados pela chuva de granizo
Os pontos de arrecadação já estão ativos e vão receber doações durante toda a semana. São eles: ACIG, Shopping Cidade dos Lagos e Grupo Superpão.