Capitão Rocha ganha busto em sua homenagem
Nesse domingo (08), Guarapuava homenageou o cidadão histórico Capitão Rocha Loures. Contando com uma apresentação musical, o Paço Municipal foi o palco da linda cerimônia de entrega do busto.
É um privilégio para mim como prefeito participar dessa homenagem, desse resgate da relevância do Capitão Rocha. O busto é uma justiça para valorizar um personagem de tamanha importância. Isso é um privilégio que nós guarapuavanos temos, possuir uma cidade com tanta riqueza, que ao longo de 200 anos tem uma história tão bonita ressaltou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.
O busto foi uma doação dos familiares do Capitão Rocha, com o intuito de homenagear tudo o que ele representa para Guarapuava e sua história. Cada geração faz um trabalho e uma construção de acordo com as circunstâncias. Guarapuava tem tudo para ser aquele Paiquerê procurado anteriormente por meu tataravô’’, destacou o tataraneto do Capitão, Rodrigo Rocha Loures.
O Capitão Rocha Loures é um nome de grande importância na história de Guarapuava. Ele integrou a expedição colonizadora de Guarapuava, desempenhando funções de coordenador no povoamento da Região. Ficamos gratos por esta conquista que tivemos em resgatar e homenagear essa personalidade muito valorosa para a cidade, citou o representante do Instituto Histórico de Guarapuava, Murilo Valter Teixeira.
A escultura foi resultado do um trabalho cuidadoso de garimpagem histórica, já que não há nenhuma imagem ou arquivo que possa ser confirmado como sendo do Capitão. O artista da obra, Jhonnathan Pool Ferreira, fez pesquisas sobre as roupas da época e sobre as características dos membros da família Rocha Loures para que fosse possível construir uma imagem na escultura.
Eu tinha que honrar esse personagem o máximo possível, tentar dar o máximo possível de vida porque ele deu vida a nossa cidade e a nossa história. Dessa forma, a única coisa que eu poderia fazer é tentar retribuir com meu trabalho, contou o artista do busto, Jhonnathan Pool Ferreira.
Durante a inauguração, como forma de preservar a memória da cidade, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fez a entrega de um acervo histórico ao prefeito Cesar Filho, contendo arquivos sobre Guarapuava.