Câmpus Cedeteg comemora 25 anos de história

Unicentro celebra mais um ano de história em um evento repleto de emoção e significado

Nessa terça-feira (10), o Câmpus Cedeteg da Unicentro comemorou mais um ano de história em um evento repleto de emoção e significado. A celebração de 25 anos contou com a participação de autoridades, docentes, servidores, estudantes e membros da comunidade. A programação contou com apresentações culturais, bolo de aniversário e o encerramento da Campanha de Natal da universidade.

“Tive a honra de também estar à frente da direção deste câmpus que, acima de tudo, é um câmpus unido, sempre pensando no próximo, sempre pensando na qualidade do ensino e, principalmente, sempre transformando vidas. Esse é o Câmpus Cedeteg, com pessoas guerreiras, pessoas que vestem a camisa, que arregaçam as mangas”, afirmou o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes. Ele também expressou gratidão a todos que contribuíram para o desenvolvimento do Cedeteg e para a consolidação da Unicentro como uma das principais universidades do Paraná.

O ex-prefeito de Guarapuava, Vitor Hugo Burko, lembrou do momento de criação do Centro de Desenvolvimento Educacional e Tecnológico de Guarapuava, em 1999, que deu origem ao câmpus. “É uma honra e uma alegria muito grande poder estar aqui. Aqui está a minha maior ousadia, essa ousadia nos fez imaginar que esse espaço poderia, um dia, propiciar a Guarapuava um novo modelo de desenvolvimento. Dessa ousadia eu não me arrependo, me orgulho muito, é o que hoje nos permite estar aqui e saber que milhares de pessoas já tiveram suas vidas mudadas”, destacou Burko.

Pioneirismo e excelência acadêmica

Com 105 hectares de extensão territorial, o Câmpus Cedeteg é composto por 98 edificações, 198 laboratórios e 11 clínicas, centros especializados e laboratórios. Além disso, o Museu de Ciências Naturais, localizado no Parque da Araucárias, e a Fazenda Escola, na BR 277, também são vinculados ao Cedeteg. São 400 professores, 85 agentes universitários e 70 estagiários, que atuam para o funcionamento de 20 cursos de graduação, 11 programas de pós-graduação stricto sensu e quatro programas de pós-graduação lato sensu que atendem quase 3 mil acadêmicos.

O diretor do câmpus, professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, destacou o atendimento à população e relembrou momentos pioneiros que marcam a história do Cedeteg, como a implantação do primeiro mestrado e do primeiro doutorado da região, além de conquistas como a emissão da primeira carta patente e a realização de parcerias inovadoras entre a universidade e empresas.

“Nosso câmpus tem vários momentos pioneiros em várias atividades. Na prestação de serviços à comunidade, nós temos as clínicas que são referência na atenção à saúde, em que nós atendemos diretamente a sociedade, principalmente aqueles que mais necessitam no atendimento SUS”, afirmou Miyahara.

A meta é consolidar o Câmpus Cedeteg como referência regional. “Nós estamos progredindo, o câmpus está crescendo cada vez mais. No plano estratégico do câmpus, nós colocamos como missão que o Cedeteg seja reconhecido como referência regional em excelência acadêmica, produção de conhecimento inovador, científico e tecnológico e pelas suas ações de sustentabilidade, integração social e cultural”.

Por fim, a celebração também marcou o encerramento da Campanha de Natal da Unicentro, uma tradição anual que mobiliza toda a comunidade acadêmica. Ao todo, 59 filhos e netos dos funcionários terceirizados que trabalham no câmpus receberam presentes, brinquedos e guloseimas entregues pelo Papai Noel.

     
Deixe um comentário