Campanha para salvar o Jardim Botânico mobiliza comunidade

Tatiane Martins da Silva criou um abaixo-assinado para pressionar Procuradoria Geral do Estado do Paraná para toamat providências contra o fechamento do parque. Segundo a moradora, o Jardim Botânico de Faxinal do Céu está sendo ameaçado e fechá-lo trará impacto econômico para a cidade de Pinhão e seu distrito.

“Sabemos da importância para a educação ambiental do Jardim Botânico, sendo que todos os anos, são realizadas diversas excursões e difundidas informações sobre o meio ambiente e sua importância para nossas vidas. Salvando o Jardim Botânico, estaremos impactando positivamente a vida da comunidade próxima”, disse Tatiane.

Reportagem publicada pelo jornal Fatos do Iguaçu, e confirmada pelo jornal Extra, mostra que existem planos de desativação das vilas de Faxinal do Céu e Segredo, o que levará a perda de centenas de emprego e acarretará grande impacto econômico na região. Haja vista que os moradores locais dependem, diretamente, da renda gerada pela manutenção das vilas, que, além do emprego, muitos dependem das casas cedidas pela Copel para morar.

O impacto econômico atingirá não só os funcionários terceirizados como o comércio local que, provavelmente, fechará suas portas. Faxinal do Céu tem grande potencial turístico que pode trazer muitas melhorias e fontes de rendas a população, além da importância econômica o local possui uma beleza diferenciada a qual chama a atenção de turistas.

Ao Extra Guarapuava, Amanda – responsável pela página do Jardim Botânico no Facebook, disse que o parque é um centro de referência para a sustentabilidade e também promove o turismo como forma de lazer o descanso. O local, segundo ela, precisa de manutenção e assim como a vila residencial, possui um valor inestimável ao estudo científico feito por diversas universidades, as quais realizam pesquisas no local.

“Recebemos milhares de visitantes ao mês entre esses estão alunos de colégios e escolas de várias cidades do Paraná, que ampliam seus conhecimentos em educação ambiental, tendo contato com a flora local e exótica promovendo a conscientização ambiental nos visitantes”, disse Amanda.

Para assinar o abaixo-assinado clique AQUI.

Deixe um comentário