O evento acontece todos os anos e é uma oportunidade das pessoas terem contato com o meio ambiente, além do incentivo ao turismo rural
No domingo (24), o V Circuito Vale do Jordão foi o escolhido para sediar a Caminhada na Natureza. Mais de 600 pessoas participaram desta edição da caminhada, organizada pela Prefeitura de Guarapuava. Não tem preço caminhar e ver a formosura da natureza. Eu sempre participo e é ótimo para a saúde, comenta a Dona Leony Camargo, de 59 anos, que as 7h já marcava presença no evento.
Depois do café colonial preparado pela Associação de produtores Rurais do vale do Rio Jordão, a Aprovale, e de um breve aquecimento, a caminhada iniciou. Nas três horas seguintes, o trajeto contou com trilhas pela mata, as margens do rio e trechos de estrada de chão, passando por propriedades rurais. No decorrer dos 13,5km o público aproveitou para tirar várias fotos, trocar frases de incentivo, comer e conversar. O que eu gostei foi da interação com as pessoas. Você acaba conversando com muita gente durante a caminhada. Fora que conhece lugares lindos, comentou o estudante Lucas Sidor Herdt ao chegar ao fim do trajeto, que terminou com um almoço rural na associação.
A Caminhada na Natureza acontece todos os anos e é uma oportunidade das pessoas terem contato com o meio ambiente, mostrando as belíssimas paisagens, o que também incentiva o turismo rural. Esse é um ponto que atraí muitos turistas, inclusive de outros municípios. Tivemos inscritos de Pitanga, Castro e Pinhão. É bom que todos conheçam tudo que temos a oferecer. Com iniciativas como esta incentivamos o turismo da cidade, pois os visitantes contam tudo o que viram por aqui para outras pessoas, ressalta o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro.
Em 2017, a caminhada foi organizada pelas Secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura e Turismo, Aprovale, Emater, e com o Grupo de Escoteiros Ita’y.
Da Redação, com Assessoria.