Brilha Guarapuava: 5ª edição do concurso da Acig vai dar R$ 50 mil em prêmios

A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) lançou, na última quinta-feira (19), a 5ª edição do Concurso Brilha Guarapuava. O tradicional concurso responsável por estimular e espalhar luz no Natal vai premiar as empresas e residências que tiverem as melhores decorações natalinas da cidade.

“Neste ano em que vivemos situações atípicas, marcadas pelo enfrentamento à pandemia da Covid-19, sabíamos que o período de Natal teria uma missão ainda maior do que a tradicional. Nós, da Acig, juntamente com nossos parceiros, queremos que o Natal de 2020 traga otimismo, alegria, paz, confiança, harmonia, fé no futuro. Por isso, somamos forças na cidade, buscamos parceiros e vamos promover um dos mais grandiosos Natais de Guarapuava”, avaliou a presidente da Acig, Elaine Scartezini Meirelles.

 Com o Brilha, as famílias guarapuavanas e os empresários serão estimulados a ousarem nas decorações natalinas, com uma premiação que chega a R$ 50 mil. As inscrições vão até 09 de dezembro, aniversário de Guarapuava. A população em geral e empresários que quiserem participar do concurso já podem fazer a inscrição no site da Acig. Basta preencher o formulário e enviar uma foto e um vídeo de até 30 segundos mostrando a decoração.

 “Os empresários participantes podem se inscrever de duas formas: associados e não associados, com subdivisões de acordo com o tamanho da empresa. Já a população em geral pode participar na categoria residência. Todos os vencedores receberão troféus e nas categorias de empresas associadas e residência também haverá premiação em dinheiro”, explicou a segunda vice-presidente da Acig, Lilian Waschburger Cadore.

 Conforme o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, a parceria entre poder público e a iniciativa privada será o diferencial do Natal guarapuavano este ano. “O Brilha é muito importante para nossa cidade e conta com o patrocínio do poder público para ajudar a manter o espírito natalino e fortalecer o comércio. Devido à pandemia não vamos fazer os eventos tradicionais do Coral dos Anjos e Praça Encantada, mas teremos a decoração mais linda dos últimos anos, inclusive nos bairros. O concurso serve de incentivo para mais gente contribuir com esse momento único de renovação da fé”, ressaltou o prefeito.

 As visitas dos avaliadores serão entre os dias 10 e 31 de dezembro, sempre após às 19h. Os critérios avaliados serão utilização dos símbolos natalinos, criatividade e originalidade, harmonia entre os elementos utilizados e iluminação, considerando apenas as decorações externas e visíveis ao público.

Novidade – Uma novidade no Brilha Guarapuava deste ano será o Prêmio Mídias Sociais. Nesta modalidade, todos os inscritos estarão concorrendo automaticamente, com as fotos enviadas na inscrição. Serão premiados os participantes que tiverem mais curtidas, comentários e compartilhamentos. Os vencedores do Brilha Guarapuava serão anunciados no dia 27 de janeiro de 2021, em premiação realizada na sede da Acig.

Para conferir o regulamento completo do Concurso Brilha Guarapuava, clique AQUI.

Orientação Profissional – A iluminação é um dos critérios de avaliação do concurso Brilha Guarapuava, e, seguindo a mesma lógica das edições anteriores, a expectativa é que as residências e comércios caprichem nas luzes.

Neste contexto, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) orienta sobre a segurança ao manusear e utilizar eletricidade, pois, se negligenciada, pode trazer perigo à vida humana e prejuízo ao patrimônio. É preciso tomar cuidado e prestar atenção desde o projeto até a execução da ornamentação.

 “Na parte externa da edificação deve-se considerar a existência de umidade (chuvas, orvalho) e ventos; o distanciamento de estruturas metálicas (sacadas, brinquedos de parquinhos, palcos, arquibancadas, cadeiras e bancos metálicos); além do distanciamento de objetos cortantes e/ou inflamáveis. Já no interior da edificação é necessário evitar a utilização de extensões, já que estas sobrecarregam as tomadas; organizar as fiações e os próprios conjuntos ornamentais para que fiquem longe do alcance das crianças, animais domésticos e enfeites que possam propagar chamas (cortinas de tecidos, ornamentos de papel ou plástico, isopor e madeira)”, orientou o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-PR, Edson Luiz Dalla Vécchia.

Independente do tamanho e quantidade dos equipamentos e objetos ornamentais – especialmente os de iluminação – os detalhes técnicos e de segurança são de extrema importância.

“No campo da Engenharia Elétrica existem diversas normas técnicas, como a ABNT-NBR 5410 e a NR-10. Em alguns casos, a ornamentação demanda, inclusive, um projeto elétrico que prevê, por exemplo, a melhor tecnologia a ser utilizada, carga elétrica em Watts, tensão de funcionamento, proteção contra sobrecargas e contra choques elétricos com o emprego de dispositivos de proteção contra correntes de fuga (IDR e DDR)”, explicou Dalla Vécchia.

Por fim, o Crea-PR recomenda que, além de todos os equipamentos decorativos terem certificação de qualidade, no mínimo do INMETRO, sem fiações ressecadas e emendas, é fundamental a participação de um profissional habilitado da modalidade eletricista, o qual se responsabilizará pelo projeto e execução emitindo a respectiva ART dos serviços.

Deixe um comentário