Aulas da rede municipal em Guarapuava começam na próxima quarta-feira

As aulas da rede municipal começam na próxima quarta-feira (03) e serão no mesmo formato adotado em 2020, ou seja, o sistema remoto. Conforme a secretaria de Educação, os pais retiram o material didático na escola e os filhos realizam as tarefas em casa. De acordo com o secretário da Educação e Cultura, Pablo de Almeida, as atividades remotas são um modo mais seguro para a volta às aulas nesse momento, enquanto se estuda outras possibilidades.

Para Pablo, a primeira preocupação é com a saúde de todos. “Temos que acompanhar o comportamento das pessoas e continuar focados nos procedimentos contra a pandemia, tendo coerência com os decretos do Estado e do Município. Nenhuma medida diferente vai ser tomada pela Administração Municipal sem antes ouvirmos a comunidade escolar”, disse o secretário.

Uma Comissão de Voltas às Aulas foi criada no ano passado para fazer o acompanhamento das discussões e apresentação de sugestões sobre as medidas que devem ser adotadas pela Rede Municipal de Ensino durante o ano letivo de 2021, levando em consideração o combate à pandemia. Fazem parte da comissão representantes de professores, do sindicato, pais e funcionários da rede pública e particular de ensino, além de membros do Conselho Municipal de Educação.

Durante a audiência na Câmara de Vereadores, realizada no dia 18 de janeiro, foram ouvidas sugestões dos vereadores, dos membros do Conselho de Educação e da comunidade escolar para aperfeiçoar os procedimentos.

Protocolo – Um protocolo que estabelece medidas obrigatórias para o ensino presencial nas escolas públicas e particulares (distanciamento, aferição de temperatura, uso de máscaras, quantidade de alunos por turma, etc.) está em análise e em fase de ajustes. O documento deverá ser respeitado caso seja adotado outro formato de ensino como o híbrido, por exemplo, com parte das atividades na escola, parte em casa.

“Estamos prontos para receber os alunos nas escolas, mas qualquer alteração no formato de ensino será feita apenas por meio de uma consulta pública em que a população possa opinar, ser ouvida e decidir o que é melhor para os nossos alunos”, finalizou Pablo.

Deixe um comentário

Paranaenses podem concorrer a 80 bolsas de intercâmbio na Espanha pelo programa Top España 2025

Programa leva estudantes para uma imersão na língua e cultura espanhola por três semanas em Salamanca, com todos os custos pagos

 

O Santander abriu as inscrições para o Top España 2025, programa de intercâmbio que levará 80 estudantes brasileiros para um curso de espanhol presencial na renomada Universidade de Salamanca, na Espanha. A experiência proporciona uma imersão de três semanas na língua e cultura espanhola, além de ampliar oportunidades acadêmicas e de networking internacional. As inscrições estarão abertas até 27 de abril de 2025. Os interessados podem se inscrever pela plataforma Santander Open Academy.

O programa é uma das principais inciativas de educação do Banco, que oferece curso de espanhol presencial em Salamanca, cobrindo passagens aéreas, hospedagem, três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), material completo, certificado de conclusão e seguro-viagem/médico. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de realizar um passeio cultural na cidade de Toledo, conhecida pelos monumentos medievais localizados em seu centro histórico.

Ao longo dos seus 15 anos de história, o Santander Top España já levou mais de 1.800 pessoas, entre alunos e docentes brasileiros para realizarem uma imersão cultural em Salamanca. Desde 2018, o Banco registrou mais de 127 mil inscrições para a bolsa internacional. “Esse projeto reforça o compromisso do Santander com a inclusão e a diversidade, proporcionando a estudantes de todo o Brasil a oportunidade de vivenciar uma experiência acadêmica e cultural transformadora na Espanha”, diz Marcio Giannico, senior head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil.

Denice Oprach Bielavski, moradora da região do Sertão de Santana, no Rio Grande do Sul, foi uma das participantes do intercâmbio e avaliou a experiência como um marco em sua vida profissional. “Participar do Santander Top España 2024 foi simplesmente maravilhoso! Nunca imaginei que um dia realizaria o sonho de estudar na Universidade de Salamanca, uma das mais antigas da Europa. Sou muito grata ao Santander por me proporcionar essa vivência incrível, que certamente teve um impacto positivo na minha carreira e abriu muitas portas profissionais”, afirmou.