O espaço da Fazenda Escola não tem apenas animais, a vasta área disponível também serve para ensinar Agronomia. Os acadêmicos do curso da FG não só observam lavouras de diversas culturas, como aprendem a produzi-las, começando pelo o planejamento do plantio e preparo do solo, passando pelo desenvolvimento até o momento da colheita. Desde o início do curso, as aulas são realizadas no local.
O professor Luciano Bezerra Visintin, coordenador do curso de Agronomia, destaca que as atividades estão voltadas para as diversas áreas de conhecimento necessárias à formação completa e de qualidade do Engenheiro Agrônomo, desde a Climatologia até Gênese e Morfologia do Solo, por exemplo. Já nas primeiras aulas, os acadêmicos aprendem a fazer trincheiras, análise do perfil do solo, estudam o enraizamento de plantas, além da influência do clima na agricultura; enfim, todos os fatores que envolvem a produção de alimentos, reforça.
Na sede da Faculdade, localizada no Vale do Jordão, também foi construída uma estufa, que serve de laboratório para o cultivo de legumes e verduras, além de outros experimentos. A mini fazenda está praticamente ao lado da sala de aula, o que dificilmente ocorre em outras faculdades.
De olho no Clima
Para completar o apoio técnico e científico aos professores e acadêmicos, está em fase de implantação o projeto de uma estação meteorológica na Faculdade, que permitirá a coleta de dados e o acompanhamento mais preciso dos fenômenos climáticos, fundamentais para o desenvolvimento da agricultura.