Iniciativa cria aplicativo que promove educação sobre serviços do SUS

Na última quarta-feira (17), na UniGuairacá, ocorreu o segundo dia do Hackday – Saúde Digital e Inovação, com a participação de servidores públicos municipais, acadêmicos e profissionais da área da saúde e de tecnologia da informação. O evento faz parte da Conferência Guarapuava 2035, realizada em parceria com o Sebrae, e buscou trazer soluções inovadoras com uso da tecnologia para os desafios da área da saúde na cidade.

Para a assessora da secretaria municipal de Saúde (SMS), Moema França, o momento pandêmico exprimiu a necessidade de traçar saídas acessíveis para a saúde pública. “Nós queremos que a Secretaria realmente comece a pensar diferente. E ações que a gente pensa pro futuro, precisam começar a ser construídas agora. Nós queremos aproveitar esse momento em que as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, para traçar o amanhã”, destacou.

As ideias foram analisadas por uma banca avaliadora que elegeu as melhores e mais viáveis propostas. Foram apresentados oito trabalhos com temas em saúde digital e inovação.

O terceiro lugar ficou com o tema “Integração de exames com o projeto FER”; em segundo lugar o projeto Glicoff kids, um aplicativo semelhante para monitoramento dos índices glicêmicos, auxiliando a criança diabética a manter uma vida saudável. E, em primeiro lugar, o projeto EDUCASUS, uma plataforma para educação permanente em saúde, que foi contemplado com uma consultoria do SEBRAE e terá o projeto incubado no Cilla Tech Park.

A plataforma EducaSUS Guarapuava terá o objetivo de qualificar a Assistência à Saúde na Atenção Primária do Município, além de promover a educação permanente em saúde, atualização dos servidores da secretaria municipal de Saúde, bem como melhorar o atendimento da população.

O acadêmico de medicina João Henrique Stankiewicz, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, comentou que, para ele, além da exposição de ideias, o evento foi importante para integrar a sociedade civil ao funcionamento da gestão pública.

“Eu estou em curso público e existe outro curso de medicina que começou há pouco tempo, ou seja, existe um interesse na modernização da saúde da região. Participando do evento, eu percebi que alguns problemas não são tão simples de serem resolvidos, mas reunindo forças, se torna possível. E para isso, é preciso pensar alternativas que facilitem tanto a gestão, quanto o bem-estar do profissional e do paciente”, comentou João Henrique.

Conferência 2035

O evento tem uma programação de 50 dias com palestras e oficinas voltadas para a elaboração de ideias e propostas nas áreas de Ecossistema e Políticas Públicas de Inovação, promovida pelas entidades integrantes do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, Programa Emprime da prefeitura de Guarapuava e Sebrae.

Para acompanhar a programação e participar da conferência é necessário baixar o APP, CG 2035 disponível nas versões para Android e IOS.

Deixe um comentário