A Unicentro sediou, nessa semana, a edição do Aulão Paraná do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava. O evento é uma proposta do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Secretaria de Educação do Estado, com o apoio dos núcleos regionais de Educação.
O objetivo do Aulão, segundo a coordenadora do NRE de Guarapuava, Aline Malherbi, é ampliar as condições de acesso dos alunos de escolas públicas ao Ensino Superior.
“Quem participa do Aulão Paraná são os terceiros anos do Ensino Médio de toda a nossa regional, que compreende oito municípios. Estão presentes cerca de 15 escolas. Então, a gente conseguiu trazer um número bem grande de alunos”.
Os estudantes que participaram do aulão puderam conferir conteúdos preparatórios para o vestibular. Foram três focos – dicas de redação; tecnologia e biologia; e matemática, a partir da metodologia de modelagem.
Além da disseminação de conhecimento, a realização do Aulão Paraná nas instituições estaduais de ensino superior, destaca Aline, é também uma forma de aproximar a educação básica e as universidades públicas.
“Esse espaço que a universidade está abrindo simboliza um vínculo com os alunos que estão lá no terceiro ano do Ensino Médio. Conhecer a universidade é um passo a mais para que eles sejam os futuros alunos da universidade”, disse.
Nesse sentido, o Aulão Paraná também foi uma oportunidade para a Unicentro apresentasse os cursos superiores ofertados aos estudantes, além de repassar informações sobre o vestibular e outras formas de ingresso na universidade.
Maria Luiza de Souza, do Colégio Newton Felipe Albach, de Guarapuava, já participa do Programa de Avaliação Continuada da Unicentro, e considera essa apresentação uma maneira de despertar o interesse de estudantes que ainda não conhecem a universidade. “É uma boa oportunidade porque é uma boa faculdade e porque é pública”.
O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, que participou da abertura do Aulão Paraná, reforçou o convite para que os estudantes iniciem a formação profissional na universidade, destacando que o Aulão Paraná é uma forma de incentivar a escolha pelo ensino superior público.
“O Aulão Paraná – essa junção entre a secretaria de Educação, a superintendência de Ciência e Tecnologia, a universidade e as escolas – é fundamental para que possamos manter o estudante aqui na região, em cursos de qualidade, em cursos que possam transformar a condição, inclusive, social. Eu acredito que momentos como esse têm tudo para ser importante para a coletividade, mas tenho certeza que, para o indivíduo, para aquele aluno que está aqui e vai sair inspirado para fazer uma universidade pública”, finalizou Ademir.