Alunos da UniGuairacá levam 1° lugar no Projeto Inova Terra dos Pinheirais

Uma iniciativa inovadora, desenvolvida pelos acadêmicos do 5° período de Administração da Faculdade Guairacá de Prudentópolis, transforma lixo em dinheiro. Luis Gustavo Michelin, Valdinei de Siqueira e Edson Bobalo, participaram do Projeto Inova Terra dos Pinheirais, ficando com o primeiro lugar.

Este projeto foi realizado pelo Sebrae, com as orientações do professor Fernandes Pietrobon, iniciado em setembro e concluído em dezembro.

O projeto consistia em transformar lixo couro em celulose, porque a indústria de artefatos de couro gera muitos resíduos com elevado custo para a destinação correta (devido a possibilidade de contaminação por cromo). O couro pode ter diversos usos com a transformação, como por exemplo tornar-se papel e outros produtos.

“Ficamos felizes em poder representar a UniGuairacá e em especifico nossa querida Faculdade Guairacá de Prudentópolis, uma vez que a instituição era uma das parceiras do Sebrae para a realização da capacitação ofertada de maneira totalmente gratuita.” afirmaram os acadêmicos.

O modelo de negócio para o projeto foi transformar os resíduos em receita de mais de três mil reais a tonelada. E atualmente o mercado de celulose de fibra vegetal (fibra curta) apresenta custos de produção na ordem de 5 mil reais a tonelada.

Eles apresentaram o Pitch: MultiSkin Paper, Transformando Lixo em Dinheiro, conquistando o 1° lugar no projeto. Entre os prêmios, os alunos ganharam uma viagem em Missão Técnica para um polo de Inovação a ser definido.

“Seguiremos com o desenvolvimento da ideia em 2022 e 2023 através de nosso trabalho de conclusão de curso e pela Guairacá Lab (Incubadora da UniGuairacá), onde também fomos agraciados como vencedores do Edital de Incubação.” finalizaram os alunos.

“Fico feliz de ter participado como docente e ter contribuído.” afirma o professor Fernandes.

Deixe um comentário

Guarapuava recebe o primeiro encontro internacional de Harley-Davidson

Mais de 100 pessoas do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia marcaram presença no evento

O Primeiro Encontro Internacional de Harley-Davidson, realizado de sexta a domingo (28 a 30), movimentou o final de semana em Guarapuava, com a participação de motociclistas e turistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Participantes do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, e diversas regiões do Brasil, incluindo o Paraná, São Paulo e Mato Grosso, se reuniram na cidade para celebrar a paixão pelas icônicas motocicletas da Harley-Davidson, promovendo uma verdadeira troca cultural e de experiências entre os presentes.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos. O secretário, Álvaro Grummt ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo local.

“Guarapuava se apresenta hoje ao mundo com uma grande oportunidade de crescimento no turismo. Receber visitantes de tantos lugares diferentes mostra que nossa cidade está no caminho certo para se tornar um polo turístico da região”, declarou o secretário.

Durante o evento, as ruas se encheram de motocicletas, e os participantes aproveitaram a oportunidade para explorar os encantos de Guarapuava e conhecer melhor sua cultura e hospitalidade.

“É uma enorme satisfação ver nossa cidade sendo palco de um evento tão grandioso. Guarapuava tem muito a oferecer, e estamos muito felizes em poder mostrar isso para os visitantes”, afirmou o presidente do Moto Club Lobo Bravo MC e organizador do evento, João Lucas Zanette.