Alunos da UniGuairacá levam 1° lugar no Projeto Inova Terra dos Pinheirais

Uma iniciativa inovadora, desenvolvida pelos acadêmicos do 5° período de Administração da Faculdade Guairacá de Prudentópolis, transforma lixo em dinheiro. Luis Gustavo Michelin, Valdinei de Siqueira e Edson Bobalo, participaram do Projeto Inova Terra dos Pinheirais, ficando com o primeiro lugar.

Este projeto foi realizado pelo Sebrae, com as orientações do professor Fernandes Pietrobon, iniciado em setembro e concluído em dezembro.

O projeto consistia em transformar lixo couro em celulose, porque a indústria de artefatos de couro gera muitos resíduos com elevado custo para a destinação correta (devido a possibilidade de contaminação por cromo). O couro pode ter diversos usos com a transformação, como por exemplo tornar-se papel e outros produtos.

“Ficamos felizes em poder representar a UniGuairacá e em especifico nossa querida Faculdade Guairacá de Prudentópolis, uma vez que a instituição era uma das parceiras do Sebrae para a realização da capacitação ofertada de maneira totalmente gratuita.” afirmaram os acadêmicos.

O modelo de negócio para o projeto foi transformar os resíduos em receita de mais de três mil reais a tonelada. E atualmente o mercado de celulose de fibra vegetal (fibra curta) apresenta custos de produção na ordem de 5 mil reais a tonelada.

Eles apresentaram o Pitch: MultiSkin Paper, Transformando Lixo em Dinheiro, conquistando o 1° lugar no projeto. Entre os prêmios, os alunos ganharam uma viagem em Missão Técnica para um polo de Inovação a ser definido.

“Seguiremos com o desenvolvimento da ideia em 2022 e 2023 através de nosso trabalho de conclusão de curso e pela Guairacá Lab (Incubadora da UniGuairacá), onde também fomos agraciados como vencedores do Edital de Incubação.” finalizaram os alunos.

“Fico feliz de ter participado como docente e ter contribuído.” afirma o professor Fernandes.

Deixe um comentário