Agradecer, como capacidade para reconhecer um benefício que se teve, é um estado interior que se propaga para o exterior

Agradecer, como capacidade para reconhecer um benefício que se teve, é um estado interior que se propaga para o exterior.

Quando paramos para conhecer o verdadeiro significado das palavras Obrigado e Gratidão, nos deparamos com algumas surpresas, ambas parecem palavras de agradecimento, porém com uma sutil variação que faz toda diferença.

Se olharmos no dicionário a palavra obrigado significa: “que se sente devedor de um favor, de uma amabilidade, agradecido, grato”, quer dizer que você está agradecendo, e ao mesmo tempo, está se sentindo devedor de um favor, mesmo que nunca seja cobrado, vem o sentimento de que você deve algo, ou uma obrigação.

Já a palavra gratidão significa: “sentimento experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer, agradecimento, reconhecimento”, você demonstra sentimento e respeito pelo gesto da pessoa, sem o sentimento de que “deve algo em troca”. Ser grato é um gesto saudável de trazer para a vida mais positividade. Por isso a importância de exercitar a gratidão.

Agora que entendemos a diferença entre as duas formas de agradecer, queremos retornar ao dia 29 de setembro de 2020, data em que foi realizada a primeira sessão presencial da Câmara Municipal de Guarapuava, após várias sessões virtuais por conta da pandemia, para expressar nossa Gratidão.

Durante aquela sessão, foi colocado em votação o Projeto de lei Ordinária nº57/2020, de autoria do presidente em conjunto com todos os demais vereadores da Câmara Municipal de Guarapuava, que altera o Art. 1º da lei 2.882/2018 que denomina o espaço público situado na Rua Pe. Chagas, nº 3.130, centro em Guarapuava, de Teatro Municipal de Guarapuava para Teatro Municipal Marina Karam Primak, tendo sido aprovado mediante votação nominal e por unanimidade.

O Projeto de lei Ordinária nº 57/2020, foi sancionado pelo Prefeito Cesar Augusto Carollo Silvestri Fº no dia 19 de outubro de 2020, tornando-se Lei Municipal nº 3132 que está publicada no Boletim Oficial do Município Nº 1951 de 21 de outubro de 2020.

Marina Karam Primak é filha de Nuhar Karam e Edson Luiz Primak, neta de Karam Elias George Semaan e Refka Akkari (Dona Rita), Pedro Primak e Doralina Bridi Primak. Nasceu em Guarapuava – Paraná no dia 14 de abril de 2008.

Sua breve trajetória de vida como filha, amiga, cantora, atriz, bailarina… deixou como marca indelével sua capacidade de dar e de receber amor, de amar a vida e por ela lutar com alegria e com generosidade e de espalhar o seu brilho por onde passou.

Marina nos deixou no dia 24 de maio de 2020 após uma longa e dura batalha pela vida que, a partir de outubro de 2019 quando foi diagnosticado um tumor maligno em sua perna, ainda em estágio inicial, mas muito agressivo, lhe impôs uma dura rotina de tratamento, cirurgia e distanciamento da sua doce rotina em Guarapuava.

Seu grande sonho era dançar pelos palcos do mundo, dando vida aos personagens que ela, com tanto talento, graça e técnica encarnava e encantava.

Foi para nós, pai, mãe, familiares e amigos de Marina um privilégio e uma honra receber tamanha homenagem através da Câmara Municipal de Guarapuava. Nossos nobres vereadores, assim como o Exmo. Sr. Prefeito, demonstraram carinho, sensibilidade, respeito e reconhecimento pela memória da nossa linda, doce e talentosa bailarina azul.

Ao dar o seu nome para um espaço tão importante para Guarapuava e sua gente, o Teatro Municipal, Marina será com certeza, inspiração para que todas as crianças, encontrem na dança e na arte os elementos para um desenvolvimento equilibrado, saudável e feliz.

Marina irradiará com a sua luz e com o seu brilho, o Teatro Municipal Marina Karam Primak, um espaço de muitas e belas atrações artísticas e culturais e deseja ser inspiração para todos os artistas que pisarem aquele palco.

Não poderíamos, portanto, expressar apenas o nosso agradecimento. A gratidão que sentimos nos conforta e expressa amor, carinho e positividade para com nossa cidade e com sua gente.

Edson Primak, Nuhar Karam, familiares e amigos.

Deixe um comentário