Acadêmicas da Guairacá apresentam projeto de carnes nobres a base de temperos especiais

Foto: João Muniz

As estudantes de Administração têm como objetivo empreender num projeto inovador, que venha atender anseios de adeptos em carnes assadas

As acadêmicas do curso de Administração, da Faculdade Guairacá, Maristhella Capote Russ e Thalita Caldas promoveram na última semana, uma noite de degustação de carnes de nobres. Os convidados tiveram a oportunidade de degustar sete tipos de carnes nobres, bovina, suína e ovina, com tempero a base de ervas especiais, acompanhado de dois tipos de chops artesanais que são destaque na cidade e região.

A ideia do projeto surgiu na sala de aula. Neste evento convidamos empresários e profissionais liberais, para degustarem e opinarem, para assim termos a dimensão onde sabor é satisfatório e onde precisamos melhorar, explica Maristhella. De acordo com as acadêmicas os próximos passos serão de identificar possíveis pontos comerciais que venham atender as demandas e onde possa existe uma lacuna de mercado para setor de comercialização de cortes nobres, como também de carnes assadas, seja ele na área central ou bairros. O projeto conta com orientação e apoio de educadores do curso de Administração da Guairacá. A técnica inovadora utilizada pelos assadores é a não utilização de sal grosso, como de costume. O sal e sabores são retiradas de ervas finas e especiais.

Deixe um comentário

Vagas para o Ganhando o Mundo em 2026 aumentam para duas mil

Oportunidade é para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa

O Governo do Paraná abriu mais 800 vagas para a edição de 2026 do programa de intercâmbio estudantil Ganhando o Mundo. A Secretaria da Educação (Seed-PR) retificou o edital e ampliou o número de vagas de mil e duzentos para dois mil alunos da rede estadual.

É uma oportunidade para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. As inscrições estão abertas, com prazo final até 24 de abril. Os interessados podem se inscrever no site oficial.

Os critérios são os mesmos das edições anteriores. Podem se inscrever estudantes da 1ª série do Ensino Médio que tenham concluído o 9º ano na rede estadual em 2024 e que atendam aos critérios estabelecidos no edital.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: inscrição e classificação, levando em conta o desempenho acadêmico e a participação em programas educacionais da rede estadual. Além disso, há cotas destinadas a alunos beneficiários do Bolsa Família, garantindo mais inclusão e equidade na seleção.

O que muda é o número de vagas total e por município. As duas mil vagas serão distribuídas da seguinte forma: 250 para a Austrália, 1.000 para o Canadá, 300 para a Irlanda, 300 para a Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido.

“O Ganhando o Mundo é, hoje, o maior programa de intercâmbio voltado para alunos da rede pública no Brasil. Mais do que uma experiência educacional internacional, essa iniciativa estimula a autonomia, a liderança e a adaptação a diferentes contextos culturais, preparando nossos estudantes para os desafios do futuro”, explicou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

A edição será a maior do programa desde seu lançamento, em 2019. A de 2025 contempla 1,3 mil alunos: 1,2 mil alunos da rede estadual, cuja metade já está em intercâmbio, e 100 alunos dos colégios agrícolas, com viagens marcadas para o segundo semestre.