A centenária Dona Rosinha visita o Shopping Cidade dos Lagos
Por João Muniz
Na última sexta-feira (22), um grupo de Terceira Idade da cidade de Goioxim, há 70 quilômetros tiveram a oportunidade de visitar e conhecer um Shopping, o Cidade dos Lagos, em Guarapuava. Entre os idosos a Dona Rosinha de 105 anos, que já foi destaque neste Meio de Comunicação. Ela estava acompanhada do esposo sêo Antonio, popular Arigó, de 97 anos, a prefeita Mari da Silva, secretária de Assistência Social, Joseane Gutervil e o psicólogo, Fasiano Sordi. O grupo teve a oportunidade de conhecer como funciona uma estrutura de shopping, com alta movimentação de pessoas e o complexo de lojas. Dona Rosinha foi agraciada com vários mimos e presentes, entre eles, uma maquiagem na loja da grife famosa Alice Salazar. A idosa disse a reportagem que a única vez que tinha colocado alguma pintura no rosto foi no seu casamento com sêo Antonio. Que se diz muito emocionada com o passeio e com tudo que estava vivendo neste passeio. Ela que teve dificuldades para andar na escada rolante, onde num primeiro momento se mostrou muito assustada e precisou ser amparada pela equipe de apoio.
AUTOESTIMA ELEVADA
Entre os membros da Terceira Idade na sua maioria com idade entre 60 a 100 anos de idade. Falando a reportagem o psicólogo Fasiano Sordi destacou que atual gestão vem provendo várias ações com o grupo, com intuito de levantar a autoestima e a valorização dos cidadãos. Grupo este que tem participado de viagens para diversas cidades da região e pontos turísticos. A prefeita Mari da Silva disse que fez questão de acompanhar o grupo e em especial a Dona Rosinha, pela sensação e oportunidade em ver que está fazendo a coisa certa como gestora do município. É uma questão muita honrosa em ver a alegria deles de ver o diferente, de presenciar algo que eles jamais imaginavam que fosse dessa forma. É gratificante e não tem preço estar numa ação que para muitos pode parecer uma coisa simples, mas que para essas pessoas será uma imagem e lembranças para o caminhar dos seus dias e contos para filhos e netos, enalteceu a prefeita Mari. Além do shopping, as lagoas na Cidade dos Lagos, o grupo também visitou a Lagoa das Lágrimas e o Vale do Jordão.
A PROMETIDA
Em entrevista à imprensa, Dona Rosinha ao lado do esposo contou como foi seu casamento com o popular Arigó, arranjado pela sua mãe e que ficou sabendo somente 15 dias depois que estava prometida. Eu tinha visto meu marido uma única vez, a minha Mãe era muito dura com gente, toda vez que chegava uma visita nós tínhamos que sair de casa e se esconder no mato. Éramos duas irmãs e ele escolheu eu por ser mais nova, na época com 30 anos. A festa foi com um almoço a base de churrasco e alguns convidados, conta com uma certa timidez e risos.
Dona Rosa dos Anjos Dona Rosinha, que comemorou no dia 27 de agosto, 105 anos de vida, dos quais mais de 70 anos residindo na mesma casa, na comunidade do Faxinal, em Goioxim. De origem indígena, ela é casada com sêo Antonio, popular Arigó, de 97 anos, mãe de quatro filhos, dos quais, dois já falecidos, com mais de 30 netos e 10 bisnetos. Lúcida e com boa memória, ela conta que nasceu no período da 1ª Guerra Mundial (1914 a 1918), morando na cidade de Irati, anos depois vindo com pais, Agostinho e Maria dos Anjos, para Goioxim, numa época que não existia estradas, com poucos moradores, onde os trajetos eram percorridos com carroças puxadas por cavalos ou bois. Sendo a 1ª família a firmar moradia na comunidade que hoje é chamada de Faxinal. A idosa disse que no seu cotidiano busca gravetos e galhos de árvores no mato, que ainda tem força para cortar lenha e preparar a comida, para ela, o esposo e familiares que convivem na mesma casa.