Verão Paraná atende cerca de 200 mil pessoas nos primeiros dias da temporada

As atividades do Verão Paraná – Viva a Vida – encerraram a primeira semana com 199.217 atendimentos. Veranistas e moradores locais realizaram atividades esportivas, recreativas e de lazer, além das ações de sustentabilidade, em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel, além da região Noroeste, em Porto Rico e São Pedro do Paraná.

Foram 51.217 atendimentos cadastrados nos postos fixos e 148 mil pessoas interagindo com o trio elétrico que percorreu toda a orla de Matinhos até Pontal do Sul, em Pontal do Paraná.

Foram inúmeras atividades ofertadas e as que mais tiveram adesão de público foram vôlei de praia, atividades de palco (ginástica, alongamento, aula de ritmos e outros), beach tennis e futmesa, uma das novidades deste ano, disponível em todos os postos fixos do Litoral. Outro destaque é a parede de escalada com tirolesa, presente nos postos de Guaratuba, Caiobá e Ipanema.

O projeto conta com seis pontos fixos: Morro do Cristo, em Guaratuba, Caiobá, em Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangrilá, em Pontal do Paraná, e a Ilha do Mel. As atividades vão de terça a domingo das 8h às 12h e das 15h às 19h.

O superintendente geral do Esporte, Helio Wirbiski, aponta para o bom funcionamento das atividades que já refletem no número de pessoas atendidas.

“As atividades de esporte do Verão Paraná – Viva a Vida – estão indo de vento em popa. Felizmente tudo está funcionando corretamente. Atendemos ao longo desta semana em torno de 200 mil pessoas e, com certeza, vamos bater a nossa meta de 500 mil. Venha pro Litoral, pratique esporte, faça sua avaliação e saiba que você terá mais de 250 pessoas que trabalharão a seu favor para que você tenha dias tranquilos no nosso litoral”, afirmou.

Programação – Os postos fixos contam com uma programação diária das atividades ofertadas. Nos fins de semana, o projeto contará com diversas competições de nível nacional e internacional.

Verão Paraná – O Verão Paraná – Viva a Vida é uma realização conjunta do Governo do Estado por meio da Superintendência do Esporte, Secretaria de Segurança Pública, Detran, Sanepar, Copel, Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Cultura e Sejuf. O projeto conta com o patrocínio do Sicredi, Daju e apoio do Sesc, das prefeituras municipais e da Abaline com a travessia para a Ilha do Mel.

Deixe um comentário

Itaipu promove campanha de limpeza do lago em parceria com pescadores

Iniciativa terá oito dias de coleta ao longo do mês de abril, em 10 municípios lindeiros, abrangendo vários pontos de pesca

A Itaipu Binacional deu início, na terça-feira (01), à 12ª segunda campanha de limpeza do lago, iniciativa que faz parte do convênio Linha Ecológica, entre a empresa e o Conselho dos Municípios Lindeiros. Ao todo, serão oito dias de atividades realizadas em conjunto com as 12 colônias, envolvendo um total de 353 pescadores. A expectativa é retirar entre 20 e 30 toneladas de lixo do reservatório, conforme a média das edições anteriores.

Mais do que uma ação de melhoria da qualidade ambiental do lago, a campanha tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a destinação correta dos resíduos; valorizar o papel das comunidades pesqueiras como agentes ambientais; além de destinar parte dos materiais recolhidos a Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) (em média, 30% dos resíduos são encaminhados para reciclagem).

Segundo Rinaldo Antonio Ribeiro Filho, a Itaipu vê os pescadores como parceiros no cuidado ambiental com o reservatório. “Eles estão todos os dias no lago. Portanto, são os primeiros a enxergarem qualquer problema. Daí a importância de valorizar os pescadores, pela atividade extrativa que é a renda dessas pessoas, e pela atuação como agentes ambientais”, afirmou.

Comumente, são retirados diversos tipos de materiais, desde latinhas e garrafas pet a utensílios domésticos, materiais eletrônicos e até móveis. Porém, o mais preocupante são as embalagens de agrotóxicos, óleos combustíveis e lubrificantes. “São contaminantes que comprometem os vários usos do reservatório, como o abastecimento e o lazer, além de se acumularem na cadeia alimentar, com riscos para a saúde humana”, completou Rinaldo.

A atividade começou pela colônia Z12, de Foz do Iguaçu, com a participação de 22 pescadores em 11 embarcações. Ao longo do dia, foram retiradas cerca de duas toneladas de lixo. Por meio do convênio, a Itaipu apoia a ação fornecendo EPIs (como camisetas com proteção UV, bonés e luvas), combustível e óleo para barcos, sacos de lixo e alimentação para o dia de atividade.

Entre os participantes em Foz, estava o casal Cecílio Panstein Filho e Maria das Graças Ramos da Cruz Panstein. Pescadores desde 1993, eles já participaram de várias campanhas como esta. “Essa ação é muito boa. A gente participa porque beneficia a colônia”, afirmou Cecílio. “Antes de ter essa ajuda da Itaipu tinha ainda muito mais lixo nas barrancas do rio”, completou Maria das Graças.

A campanha segue até o próximo dia 30 de abril. Confira as próximas datas: Santa Terezinha (04/04), São Miguel do Iguaçu (08/04), Itaipulândia (11/04), Santa Helena (15/04), Entre Rios e Pato Bragado (17/04), Marechal Cândido Rondon e Mercedes (24/04) e Guaíra (30/04).